A crítica de arte: práxis social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v11.5528

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar a Crítica de Arte e a cultura como atividades e práticas sociais, de modo a buscar entender como a crítica de arte se configura como um julgamento estético e um conjunto de práticas que envolvem questões éticas, políticas e sociais. Trata-se de uma revisão bibliográfica fundamentada em pesquisas, correntes de estudos e teóricos das áreas da Educação, Psicologia, Ciências Sociais e Cultura Popular. Conforme discutido, a Crítica de Arte tem sido uma área de estudo que evoluiu significativamente ao longo dos séculos, adaptando-se às mudanças culturais, sociais e tecnológicas, de modo que suas principais teorias e abordagens moldaram a Crítica de Arte ao longo dos séculos com base em seus principais teóricos e nas suas respectivas contribuições para o campo. Assim concluiu-se a partir das reflexões teóricas que a Crítica de Arte pode influenciar percepções públicas e contribuir para a transformação social a partir também da interação entre cultura e sociedade, compreendendo a importância das práticas culturais na formação da identidade individual e coletiva e na promoção da coesão social.

Palavras-chave: crítica de arte; prática cultural; prática social.

Biografia do Autor

  • Adelcio Machado dos Santos, Universidade Alto Vale Rio do Peixe (Uniarp)

    Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutor pela UFSC. Docente, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da Universidade Alto Vale Rio do Peixe (Uniarp). Caçador. Santa Catarina. Brasil.

  • Felipe Felisbino, Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina

    Mestre em Auditorias Ambientais pela Universidad Europea del Atlántico da Espanha. Professor e Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Caçador. Santa Catarina. Brasil.

  • Daniel Tenconi, Federação das Indústrias e Comércio de Santa Catarina

    Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Uniarp. Federação das Indústrias e Comércio de Santa Catarina. Caçador. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Adelcio Machado dos; FELISBINO, Felipe; TENCONI, Daniel. A crítica de arte: práxis social. Profanações, [S. l.], v. 11, p. 368–382, 2024. DOI: 10.24302/prof.v11.5528. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/5528. Acesso em: 30 abr. 2025.