Economia solidária em movimento: assessoramento da FURB à Associação União Maior Motoboys

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v12.5964

Resumo

A constituição da Associação União Maior Motoboys (AUMM), em Blumenau, resultou do assessoramento estratégico da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) através de ações envolvendo a extensão universitária, em resposta ao agravamento da precarização laboral promovido pela economia de plataformas. Nesse contexto, a organização coletiva dos motoboys emergiu como uma alternativa necessária para enfrentar os desafios impostos pelas novas dinâmicas do mundo do trabalho. Este estudo tem como objetivo descrever a experiência de assessoramento da AUMM pela ITCP/FURB, destacando as estratégias implementadas para fortalecer a estrutura associativa e analisar os impactos da plataformização nas condições de trabalho. A pesquisa, de caráter qualitativo, fundamenta-se num relato de experiência e utilizou ferramentas, memórias e registros como: reuniões, diagnósticos situacionais, rodas de conversa e assessoria organizativa. Os resultados indicam que o assessoramento contribuiu significativamente para o fortalecimento da organização, promovendo maior mobilização da categoria, sensibilização política e desenvolvimento de estratégias coletivas de defesa de direitos. A experiência evidencia que a organização coletiva, aliada ao suporte institucional, constitui um instrumento importante na luta por melhores condições de vida e viver, reforçando a necessidade de políticas públicas voltadas à mitigação da precarização imposta pela economia digital.

 Palavras-chave: economia solidária; precarização do trabalho; motoboys; plataformização do trabalho; assessoramento cooperativo.

Biografia do Autor

  • Claudia Sombrio Fronza, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Doutora em Serviço Social e mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui graduação em Serviço Social pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). É professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FURB. Líder do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária, Trabalho e Desenvolvimento Regional, cadastrado no CNPq. Atua nas áreas de economia solidária, movimentos sociais, participação e democracia, processos de trabalho no Serviço Social e políticas públicas relacionadas ao trabalho, emprego, renda e previdência. Coordena a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB), sendo integrante da Rede Nacional de ITCPs e do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária de Santa Catarina (CEAES/SC).

  • Rodrigo Diaz de Vivar y Soler, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Bacharel em Psicologia pela UNESC (2007), Mestre em Psicologia pela UFSC (2011), Doutor em Filosofia pela UNISINOS. Professor efetivo do curso de Psicologia da FURB desde agosto de 2018; É Professor Permanente do Mestrado em Educação da FURB; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticas da FURB. Autor do livro: Michel Foucault e a Ética do Cuidado de Si: desdobramentos históricos e desterritorialização da subjetividade (São Paulo/Baraúna, 2010); É um dos organizadores do Livro Michel Foucault e as Ciências Humanas: transversalidades, leituras, apropriações (Curitiba, CRV). Desenvolve pesquisas arqueológicas e genealógicas a partir do pensamento de Michel Foucault, Giorgio Agamben e Gilles Deleuze. É membro, desde outobro de 2016, do Grupo de Trabalho de Filosofia Política Contemporânea vinculado a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF). Integra desde 2015 o Grupo de Pesquisa em Ética, Biopolítica e Alteridade vinculado ao Programa de Pós-graduação em Filosofia na UNISINOS. É membro, do Grupo vinculado ao CNPq intitulado Deleuze, Guattari e Foucault: elos e ressonâncias vinculado ao Programa de Pós-graduação em História da UNESP de Assis. Integra desde 2018 o LABEAM - Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais - vinculado a FURB.

  • Suelen Ramos, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Tem formação técnica na área do meio ambiente. É graduada em Letras-Português/Inglês e em Ciências Sociais, ambos cursos vinculados a Universidade Regional de Blumenau (FURB). Colaboradora no grupo de pesquisa GENERA (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Gênero, Raça e Poder). Enquanto acadêmica e bolsista de extensão universitária, dedicou-se a projetos com ações direcionadas ao espaço carcerário e de assessorias mediadas pelos princípios da Economia Solidária. Possui experiência docente na educação básica pública com o Ensino Fundamental e Médio, Espaços de Privação de Liberdade e na Educação de Jovens e Adultos.

  • Ian Giacomozzi Defaveri, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    É estudante de graduação em Psicologia na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela mesma universidade (2022). Também ocupa-se com fotografia de rua e documental. Atuou como bolsista na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares em 2023, atualmente tem bolsa de pesquisa CNPq em outro projeto.

  • Deborah Mueller, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Acadêmico do curso de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Bolsista pelo UNIEDU na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB desde 2021.

Downloads

Publicado

2025-09-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FRONZA, Claudia Sombrio; VIVAR Y SOLER, Rodrigo Diaz de; RAMOS, Suelen; DEFAVERI, Ian Giacomozzi; MUELLER, Deborah. Economia solidária em movimento: assessoramento da FURB à Associação União Maior Motoboys. Profanações, [S. l.], v. 12, p. 676–704, 2025. DOI: 10.24302/prof.v12.5964. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/5964. Acesso em: 4 set. 2025.