O conceito estoico de providência e a noção de oikonomia, segundo Giorgio Agamben

Autores/as

  • Marcia Rosane Junges Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v2i2.1056

Palabras clave:

Providência. Oikonomia. Soberania.

Resumen

O conceito estoicode providência possui nexos com a oikonomia, conforme Giorgio Agamben demonstra em O reino e a glória. Para esse filósofo, a ideia da providência e o governo para os estoicos se constitui no elo com a moderna noção de economia e governo da vida. Perceber a articulação e, mais especificamente, a fissura entre soberania e governo é crucial para compreendermos a crise da política contemporânea, cujas raízes se encontram na racionalidade oikonomica e administrativa oriunda da teologia estoica formalizada pelos Primeiros Padres.

Biografía del autor/a

  • Marcia Rosane Junges, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Doutoranda pelo PPG Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, RS, orientanda do Prof. Dr. Castor Bartolomé Ruiz; professora tutora nessa instituição. E-mail: mjunges@unisinos.br.

Publicado

2015-12-11

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

JUNGES, Marcia Rosane. O conceito estoico de providência e a noção de oikonomia, segundo Giorgio Agamben. Profanações, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 139–150, 2015. DOI: 10.24302/prof.v2i2.1056. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1056. Acesso em: 30 apr. 2025.