Políticas públicas e agendas governamentais

principais teorias

Autores/as

  • Luciléia Aparecida Colombo Instituto de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Alagoas
  • Ariel Torres Alves Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd.%20esp..2626

Resumen

Este trabalho propõe uma análise sobre as principais teorias que envolvem as políticas públicas, bem como as possíveis trajetórias que elas podem percorrer. Nosso objetivo, a partir do delineamento deste pano de fundo, é apresentar uma avaliação sobre a história da Seguridade Social no Brasil, a partir dos anos 30, perpassando pelo período da ditadura militar, até chegar na redemocratização. A partir dos anos 80, especialmente a área de assistência social deixou de ser atrelada a uma possível filantropia e passa a ser considerada uma área de acesso universal. A metodologia deste trabalho é de fonte secundária, onde nos apoiamos em uma bibliografia pertinente para a nossa análise.

Palavras-chave: Políticas públicas. Assistência Social. Direitos.

Biografía del autor/a

  • Luciléia Aparecida Colombo, Instituto de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Alagoas

    Professora Adjunta do Instituto de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Alagoas. Alagoas. Brasil.

  • Ariel Torres Alves, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

    Discente de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Araraquara, UNESP-FCLAr. Bolsista do CNPq. Brasil.

Publicado

2020-03-02

Cómo citar

COLOMBO, Luciléia Aparecida; ALVES, Ariel Torres. Políticas públicas e agendas governamentais: principais teorias. Profanações, [S. l.], v. 7, n. Ed. esp., p. 173–184, 2020. DOI: 10.24302/prof.v7iEd. esp.2626. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/2626. Acesso em: 30 apr. 2025.