Introdução ao debate entre misticismo, religião, filosofia e ciência pela perspectiva da ideologia e da opressão na obra de Bertrand Russell

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v8.3521

Resumen

Este artigo tem o posicionamento de evidenciar a trajetória científica em relação à filosofia e seu encontro religioso ao longo da evolução humana. Uma vez que apresentados suas complexidades e relevâncias, os extremos entre a ciência e o misticismo tendem a se contrastar. Deste modo, fez-se imprescindível a análise das fundamentações teológicas e lógicas relacionadas ao comportamento dogmático ao longo da humanidade e a posição que a filosofia submeteu-se perante a estes contextos. Pois sob a perspectiva do pensador britânico Bertrand Russell (1872-1970), dito como cético e grande apreciador da ciência lógica, encontra-se um debate de cunho filosófico para a construção da entidade religiosa e para a ciência relevante ao mundo moderno. As posições ideológicas de Russell agregam um debate instigante de compreender a arbitrariedade religiosa em refutação da ciência e da filosofia, a fim de tencionar uma realidade ética e moral em que as tendências ideológicas não sejam submetidas à outra, e sim cooperem em suas respectivas maneiras para o entendimento da vida humana.

Palavras-chave: Filosofia. História da Filosofia. Misticismo. Religião. Ciência.

Biografía del autor/a

  • Jairo Demm Junkes, Centro Universitário Leonardo Da Vinci

    Formado em História - FURB (2008), Filosofia - UFSC (2017), Teologia - FAERPI (2017) e especialização em Cultura Afro-Brasileira pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2009). Doutor em Filosofia (Convalidação de Título pela Unisinos), professor e pesquisador em História da Filosofia e Ética sob a ótica do filósofo britânico Bertrand Russell, também realizou pesquisa histórico-filosófica sobre o naturalista alemão Fritz Müller.

  • Brianna Elisabeth da Cruz, Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi)

    Graduação em andamento em Filosofia no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2021-04-28

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

JUNKES, Jairo Demm; CRUZ, Brianna Elisabeth da. Introdução ao debate entre misticismo, religião, filosofia e ciência pela perspectiva da ideologia e da opressão na obra de Bertrand Russell. Profanações, [S. l.], v. 8, p. 123–140, 2021. DOI: 10.24302/prof.v8.3521. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/3521. Acesso em: 30 apr. 2025.