Rap, sampleagem e a época neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.24302/prof.v12.5793Resumen
O trabalho expande algumas ideias apresentadas no Trabalho de Conclusão de Curso do autor, intitulado “Mundo-sample: a transição neoliberal do Brasil na forma do rap nacional”. Em um primeiro movimento, retoma-se parte da crítica a respeito do rap na tentativa de delinear a posição da sampleagem para essa cultura musical. Depois disso, retoma-se noções importantes a respeito do neoliberalismo em seu momento inicial, fazendo uma relação entre essa posição central da sampleagem e essa realidade neoliberal pela via das ideias de abstração histórica, reprodutibilidade técnica e montagem. Em um terceiro momento, são analisados alguns raps que fazem uso interessante da sampleagem e da lógica da montagem. Por fim, propõe-se uma leitura adorniana da tradição do rap concentrada no uso do sample, argumentando-se que existe uma apropriação radical da identidade, da repetição e da forma-mercadoria na direção da produção de algo não-idêntico, novo, original e radical.
Palavras-chave: Rap; sampleagem; neoliberalismo; reprodutibilidade técnica; montagem.
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