O regime militar em Canoinhas (SC) e suas implicações para o desenvolvimento regional (1964-1985)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v9.3496

Resumo

A presente pesquisa objetiva a construção de uma narrativa ainda desconhecida sobre as características e especificidades da implantação e manutenção do regime militar no município de Canoinhas, compreendendo o impacto da instauração e manutenção do regime militar brasileiro (1964-1985) sobre o município e suas repercussões sobre o desenvolvimento regional. Além disso, pretendeu reconstruir as trajetórias de atores sociais que se opuseram à ditadura militar, bem como identificar os grupos políticos, econômicos e sociais, ligados à elite local, que apoiaram o regime militar no município e que se favoreceram das políticas públicas implementadas em âmbito municipal durante o período. Portanto, os resultados da pesquisa e sua consequente socialização, tem o objetivo de elaboração de estratégias mais sofisticadas relacionadas ao desenvolvimento da região sob análise, através da colaboração conjunta entre academia, sociedade civil e poderes públicos

Palavras-Chave: Ditadura Militar. Canoinhas. Desenvolvimento.

Biografia do Autor

  • Micael Eduardo Bonfim, Faculdade Legale

    Bacharel em Direito pela Universidade do Contestado (UNC), Campus Canoinhas. Pós-Graduando em Direito Constitucional Aplicado pela Faculdade Legale de São Paulo.

  • Alexandre Assis Tomporoski, Universidade do Contestado

    Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se nas áreas de história do Contestado e história do trabalho no Brasil. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de diversos cursos de graduação da Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas, onde também coordena o Núcleo de Pesquisa em História.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BONFIM, Micael Eduardo; TOMPOROSKI, Alexandre Assis. O regime militar em Canoinhas (SC) e suas implicações para o desenvolvimento regional (1964-1985). Profanações, [S. l.], v. 9, p. 429–452, 2022. DOI: 10.24302/prof.v9.3496. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/3496. Acesso em: 30 abr. 2025.