A utilização do podcast como metodologia do ensino de filosofia

Autores

  • Jeferson Ostroski Martins Universidade do Contestado (UNC)
  • Lucilia Maria Goulart de Andrade Bonfim Centro Universitário Internacional (Uninter)

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v9.4044

Resumo

O artigo consiste em demonstrar como o podcast pode ser utilizado como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem perante a disciplina de filosofia. Podcast é um arquivo multimídia postado na internet sendo possível ouvir episódios em streaming ou fazer o download para ouvi-lo quando estiver offline. O podcast sobre filosofia visa discutir conteúdo da área abordando a história, os temas, os filósofos e os problemas filosóficos. O objetivo geral do trabalho consiste em problematizar e compreender como o uso do podcast pode contribuir para tornar a disciplina de filosofia mais proveitosa, bem como levantar quais são os podcasts sobre filosofia mais ouvidos no Brasil e demonstrar a metodologia adotada para a utilização da ferramenta na rotina escolar. A pesquisa sobre a utilização do podcast como metodologia de ensino é bibliográfica, de modalidade exploratória e abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que o uso do podcast contribui em vários aspectos no aprendizado do aluno, que passa a ter interesse no aprendizado do conteúdo proposto pelo professor, desenvolve a criatividade, a escuta ativa, a percepção do ambiente, a oralidade, o trabalho colaborativo, ou seja, além do discente ser consumidor de conteúdo, torna-se autor do próprio conhecimento.

Palavras-chave: Filosofia. Podcast. Metodologia. Ensino. Aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Jeferson Ostroski Martins, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduando em Psicologia, Universidade do Contestado. Três Barras. Santa Catarina. Brasil.

  • Lucilia Maria Goulart de Andrade Bonfim, Centro Universitário Internacional (Uninter)

    Professora-orientadora, especialista em Ética, Centro Universitário Internacional (Uninter). Curitiba. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARTINS, Jeferson Ostroski; BONFIM, Lucilia Maria Goulart de Andrade. A utilização do podcast como metodologia do ensino de filosofia. Profanações, [S. l.], v. 9, p. 1–16, 2022. DOI: 10.24302/prof.v9.4044. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/4044. Acesso em: 30 abr. 2025.