Educação e cidadania

reflexões a partir de experiências formativas com crianças e jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v10.4909

Resumo

A formação para a participação política é fundamental para a consolidação da sociedade democrática. Os valores, noções e atitudes são provenientes da socialização em espaços escolares e não escolares, sendo importante ações efetivas de construção de sujeitos politicamente sofisticados. Este artigo explora resultados de pesquisas desenvolvidas em cursos de mestrado (profissional e acadêmico), organizadas a partir da preocupação em compreender a dinâmica formativa de crianças e jovens em relação à cidadania. O foco analítico são dois estudos de caso em que as práticas escolares no ensino fundamental e um projeto do poder legislativo municipal são examinados a partir de referenciais do campo das ciências humanas. As experiências analisadas sugerem a importância de espaços de socialização política das novas gerações, articulando as dimensões da política e da cidadania em contexto democrático. 

Palavras-chave: cidadania; socialização política; democracia.

Biografia do Autor

  • Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Doutor em Educação (UFRGS). Pós-Doutor em Educação (Universidade de Lisboa). Professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Erechim. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Karine Kostuczenko, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela URI Campus de Erechim. Mestra em Ciências Humanas (PPGICH) pela UFFS Campus Erechim. 

  • Leda Hanel Lang, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Graduada em Direito e Pedagogia, Mestra em Educação (PPGPE) pela UFFS Campus Erechim. Professora da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul e da rede municipal de Estação.

Downloads

Publicado

2023-11-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA, Thiago Ingrassia; KOSTUCZENKO, Karine; LANG, Leda Hanel. Educação e cidadania: reflexões a partir de experiências formativas com crianças e jovens. Profanações, [S. l.], v. 10, p. 581–601, 2023. DOI: 10.24302/prof.v10.4909. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/4909. Acesso em: 30 abr. 2025.