Produção de conhecimento: os vídeos curtos como estratégia educacional

Autores

  • Maria Aparecida Fialho Fontanari Martinez Universidade de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5172

Resumo

A produção de vídeos curtos tem sido altamente utilizada tanto em ambientes educacionais quanto para o entretenimento. Eles têm se mostrado como um recurso metodológico altamente eficaz, não somente no que diz respeito à aquisição de conhecimento, mas pelo encantamento que produz, face à grande aceitação desses entre os estudantes e professores. No referencial teórico, foram abordados autores que tratam da produção audiovisual na escola como estratégia educacional e suas possibilidades, destacamos: Bona (2021), Duarte (2009), Moran (1995), Morettin (2009), Silva (2007), Thiollent (2022), entre outros. O objetivo proposto foi a busca do conhecimento através da produção de vídeos curtos pelos alunos e organização de um momento que denominamos de “Lumis Festival” com o intuito de assistirmos, refletirmos e debatermos a respeito das produções realizadas. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa foi utilizada a pesquisa ação, conforme Thiollent (2022). A análise dos dados, está em processo de construção, pois a pesquisa ainda está sendo desenvolvida, pois foi proposta uma segunda etapa de produções, face à primeira ter sido experimental e muito produtiva, foi solicitado pelos alunos, após o debate, o desejo que realizarem as produções novamente, tendo como foco outros assuntos, para que se desafiem nessas propostas. Os resultados até o presente momento são satisfatórios e, análise será feita quando do término da segunda etapa, que conforme já mencionado está em andamento. Dessa forma, entende-se que a presente pesquisa ampliou o repertório sobre a produção de vídeos curtos na escola, salientando seus potenciais para uma produção dinâmica do conhecimento. Para trabalhos futuros, indica-se o estudo das possibilidades de ampliação do uso dessa ferramenta metodológica como estratégia na educação básica brasileira.

Palavras-chave: educação; vídeos; estudantes; audiovisual.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Fialho Fontanari Martinez, Universidade de Blumenau - FURB

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/ FURB - Universidade Regional de Blumenau. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

MARTINEZ, Maria Aparecida Fialho Fontanari. Produção de conhecimento: os vídeos curtos como estratégia educacional. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 668–680, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5172. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5172. Acesso em: 30 abr. 2025.