A importância de atividades de campo no aperfeiçoamento do ensino da geografia escolar na rede pública da educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5179

Resumo

O ensino de geografia proporciona o vasto caminho para o conhecimento e aprendizagem, construindo seres pensantes e protagonistas de sua própria história. A compreensão do mundo real a partir dos conteúdos estudados em sala de aula acontece de forma precisa com a utilização de metodologias ativas, a exemplo de atividades de campo. Nessa perspectiva, o trabalho desenvolvido apresenta como objetivo discutir a importância das atividades de campo no ensino e na aprendizagem da Geografia escolar. Para contemplar o objetivo proposto, a pesquisa apresenta uma revisão de literatura com sistematização de ideias dos principais autores que discorrem da temática. Com os resultados obtidos, é perceptível que as atividades de campo são essenciais nas aulas de geografia, pois auxiliam no desenvolvimento de habilidades cognitivas de interpretação entre a teoria vista em sala de aula com as vivencias cotidianas dos estudantes.

Palavras–chave: aulas de campo; ensino; geografia.

Biografia do Autor

  • Barbara Louizy Bezerra Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

    Graduação Licenciatura plena em Geografia, Pós-graduanda em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte. Brasil.

  • Maria Milena de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

    Graduação Licenciatura plena em Geografia, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte. Brasil.

  • Paloma Raulino Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

    Graduação Licenciatura plena em Geografia, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte. Brasil.

Downloads

Publicado

2025-03-19

Como Citar

SILVA, Barbara Louizy Bezerra; OLIVEIRA, Maria Milena de; RODRIGUES, Paloma Raulino. A importância de atividades de campo no aperfeiçoamento do ensino da geografia escolar na rede pública da educação brasileira. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 5–12, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5179. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5179. Acesso em: 30 abr. 2025.