Diagnóstico da situação de distorção idade/ano no município de Santa Maria/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5188

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar os índices de distorção idade/ano e indicadores de rendimento escolar como reprovação, abandono e evasão escolar em nível municipal na cidade de Santa Maria/RS. Para a construção da escrita foram analisados documentos legais, dados do Censo Escolar e referencial bibliográfico. Como resultados, percebe-se que quanto mais idade tiver o aluno em defasagem escolar, mais chances ele tem de seguir sua trajetória escolar em distorção idade/ano ou evadir do sistema educacional. Tem-se um padrão municipal em que meninos lideram os índices de distorção idade ano, bem como alunos que se declaram indígenas e de cor preta. Por fim, destaca-se que a superação do fracasso escolar depende do esforço coletivo de cada órgão público por meio de políticas públicas federais e também em cada território local.

Palavras–chave: distorção idade/ano; educação básica; município.

Biografia do Autor

  • Andreia Moro Chiapinoto, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Universidade Federal de Santa Maria. Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação. Santa Maria. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Educação. Professora credenciada na Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

CHIAPINOTO, Andreia Moro; LUNARDI, Elisiane Machado. Diagnóstico da situação de distorção idade/ano no município de Santa Maria/RS. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 261–270, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5188. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5188. Acesso em: 30 abr. 2025.