Equidade educacional: políticas integradas para superar desigualdades de gênero, raça e classe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5230

Resumo

Este estudo aborda a equidade educacional, enfocando políticas integradas para mitigar desigualdades de gênero, raça e classe. A justificativa reside na necessidade de superar disparidades históricas e estruturais, promovendo um acesso mais equitativo à educação. Objetivo geral: analisar estratégias para promover a equidade educacional, concentrando-se nas desigualdades de gênero, raça e classe. Objetivo específico: examinar e destacar a importância de ambientes inclusivos, combater estereótipos de gênero, enfrentar o racismo estrutural e abordar as desigualdades socioeconômicas no contexto educacional. Métodos: revisão narrativa da literatura, abordagem qualitativa. Os resultados esperados: compilação abrangente das políticas e ações; análise detalhada das disparidades educacionais relacionadas ao gênero, raça e classe; análise crítica sobre como as políticas consideram e impactam as questões de gênero, raça e classe. Conclusão: Esta pesquisa destaca a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas e sensíveis às diversidades, apontando para a importância de estratégias que abordem não apenas as desigualdades óbvias, mas também as estruturas que perpetuam tais disparidades.

Palavras–chave: equidade; políticas; desigualdades; gênero; raça.

Biografia do Autor

  • Jamile Guerra Fonseca, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

    Doutora. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Salvador. Bahia. Brasil.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

FONSECA, Jamile Guerra. Equidade educacional: políticas integradas para superar desigualdades de gênero, raça e classe. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 510–519, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5230. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5230. Acesso em: 30 abr. 2025.