Reflexões sobre o trabalho docente na educação infantil a partir da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e da Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5263

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento que analisou as concepções presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e na Base Nacional Comum Curricular, documentos nacionais de caráter mandatório, sobre criança, professora, escola, aprendizagem, desenvolvimento e Educação Infantil. Integrando um projeto maior que busca compreender as especificidades da docência na Educação Infantil, a pesquisa pode contribuir ao analisar as orientações legais para o trabalho nesta primeira etapa da Educação Básica. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, conforme as técnicas da análise documental e de conteúdo. Os resultados apresentam informações sobre o contexto de produção dos documentos, as concepções sobre os termos escolhidos, bem como uma análise deste conteúdo conforme a literatura da área. Evidencia-se que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil apresentam orientações mais alinhadas à produção de conhecimento sobre as especificidades do trabalho docente da Educação Infantil do que a Base Nacional Comum Curricular. As considerações finais apontam a relevância de mais estudos sobre os documentos normativos, bem como a necessidade de acompanhamento e avaliação da implementação de suas orientações no cotidiano das instituições de Educação Infantil.

Palavras-chave: criança; professora; docência; Educação Infantil; escola.

Biografia do Autor

  • Maressa de Castro Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestranda em Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. Minas Gerais. Brasil.

  • Iza Rodrigues da Luz, Universidade Federal de Minas Gerais ; Universidade de São Paulo

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Pós-Doutoranda da Universidade de São Paulo - USP. Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG. Belo Horizonte. Minas Gerais. Brasil.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

SANTOS, Maressa de Castro; LUZ, Iza Rodrigues da. Reflexões sobre o trabalho docente na educação infantil a partir da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e da Base Nacional Comum Curricular. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 699–707, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5263. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5263. Acesso em: 30 abr. 2025.