Desigualdades educacionais no ensino fundamental no Brasil entre os anos 2015 e 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5265

Resumo

Uma distribuição mais justa da educação pode ser um meio de reduzir a desigualdade socioeconômica. Assim, o objetivo do artigo foi desenvolver índices de desigualdade educacional para os primeiros anos da educação básica no Brasil, referentes ao período 2015-2021. Foi utilizado material do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os índices de Gini e de Theil foram utilizados como metodologia. Os resultados mostraram que a desigualdade educacional aumentou durante o período de observação, mais fortemente durante a pandemia de COVID-19. As regiões mais desiguais foram o Nordeste e o Norte. Além disso, a disparidade entre estudantes do sexo masculino e feminino e a disparidade entre raças/cores aumentaram.

Palavras-chave: economia; educação; desigualdades; COVID-19.

Biografia do Autor

  • Daniel Brito Alves, Universidade de São Paulo

    Mestre em Economia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Universidade de São Paulo. Piracicaba. São Paulo. Brasil.

  • Fernanda Celestino Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

    Mestranda em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). UNIMONTES. Montes Claros. Minas Gerais. Brasil.

  • Glenda Nunes Gomes, Universidade Estadual de Montes Claros

    Mestra em Economia pela Universidade Federal de Viçosa. Núcleo de Estudos em Economia Criativa e Inovação (NEECI / UNIMONTES). Montes Claros. Minas Gerais. Brasil.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

ALVES, Daniel Brito; SILVA, Fernanda Celestino; GOMES, Glenda Nunes. Desigualdades educacionais no ensino fundamental no Brasil entre os anos 2015 e 2021. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 393–402, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5265. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5265. Acesso em: 30 abr. 2025.