Dos paradigmas históricos da educação às práticas pedagógicas contemporâneas: formação do homem na construção dos novos saberes

Autores/as

  • Daiane Lotes Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5163

Resumen

Este trabalho versa a análise histórica da educação e suas práticas pedagógicas antigas, com o objetivo de propor um olhar ativo e desenvolver competências e habilidades necessárias para a formação cognitiva, profissional e a inserção do discente no mercado de trabalho. Como pilar desse estudo, sustenta-se uma pesquisa com embasamento científico de grandes estudiosos os quais desenvolveram pesquisas voltadas à evolução da aplicação do saber nas escolas, e o impacto que essas metodologias geraram no perfil do discente para a constituição de uma nova leitura de mundo. Para compreender o estudo, busca-se apresentar a transformação que a educação sofreu ao longo dos séculos e as consequências geradas na contemporaneidade e no contexto dinâmico de sociedade transformadora. 

Palavras–chave: evolução da educação; práticas pedagógicas; metodologias ativas; contemporaneidade.

Biografía del autor/a

  • Daiane Lotes, Universidade de Caxias do Sul

    Mestre em Educação. Universidade Caxias do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Publicado

2025-03-20

Cómo citar

LOTES, Daiane. Dos paradigmas históricos da educação às práticas pedagógicas contemporâneas: formação do homem na construção dos novos saberes. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 775–782, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5163. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5163. Acesso em: 30 apr. 2025.