Tecnologia na prática docente como via para a inclusão digital e o desenvolvimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5194

Resumen

O uso de dispositivos digitais no cotidiano é cada vez mais intensificado, conforme novas tecnologias vão sendo inventadas, aperfeiçoadas e disponibilizadas ao público com preços mais acessíveis e grande apelo simbólico-mercadológico. Na educação, lousas digitais, computadores, smartphones, chromebooks, tablets, datashows e, atualmente, ferramentas de inteligência artificial (IA) prometem qualificar os processos de ensino e aprendizagem. Quando o assunto são aparelhos em sala de aula, porém, logo surgem restrições relativas à clareza e especificidade das políticas educacionais, voltadas à inclusão digital, à infraestrutura das escolas públicas referentes à aquisição, uso e manutenção da tecnologia e à formação e prática docentes para seu uso efetivo em favor da aprendizagem dos estudantes, promovendo a inclusão digital e o desenvolvimento sociocultural.

Palavras-chave: inclusão digital; políticas públicas; prática docente; desenvolvimento sociocultural.

Biografía del autor/a

  • Cristiano Geiss da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Marlise Amália Reinehr Dal Forno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Geografia. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Raquel Salcedo Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Informática na Educação (UFRGS) e Doutora em Linguistica Aplicada (UNISINOS). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Publicado

2025-03-20

Cómo citar

SILVA, Cristiano Geiss da; FORNO, Marlise Amália Reinehr Dal; GOMES, Raquel Salcedo. Tecnologia na prática docente como via para a inclusão digital e o desenvolvimento. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 765–774, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5194. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5194. Acesso em: 30 apr. 2025.