As competências socioemocionais na prática em sala de aula

Autores/as

  • Sandrielle Cardoso Teixeira Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) https://orcid.org/0009-0000-3468-2677
  • Nilza Fernanda Marques Leal Faculdade Iguaçu
  • Amanda Oliveira Pacheco Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP)

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5206

Resumen

Este trabalho aborda a interdisciplinaridade e a necessidade de atenção ao desenvolvimento psicológico dos alunos no contexto educacional brasileiro. Destaca-se a lacuna existente na ênfase às competências socioemocionais, com a carência de profissionais especializados nas salas de aula. Diante dessa realidade, ressalta-se a importância crucial desse aspecto para o crescimento integral dos estudantes. O estudo, de natureza básica, propõe-se a descrever, por meio de pesquisas bibliográficas, o desenvolvimento dos alunos vinculado às cinco habilidades socioemocionais: medo, raiva, surpresa, alegria e carinho. Ao reconhecer que a maioria das escolas negligencia essa abordagem em sua rotina, destaca-se a relevância deste trabalho como um chamado à reflexão e implementação de práticas que promovam o desenvolvimento integral dos alunos. Ao integrar a interdisciplinaridade e o enfoque nas competências socioemocionais, almeja-se contribuir para a construção de ambientes educacionais mais sensíveis e aptos a lidar com as complexidades emocionais, impulsionando o potencial pleno dos educandos.

Palavras-chave: competências socioemocionais; prática em sala de aula; interdisciplinaridade.

Biografía del autor/a

  • Sandrielle Cardoso Teixeira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

    Pedagoga. Mestranda em Ensino na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Nilza Fernanda Marques Leal, Faculdade Iguaçu

    Pedagoga. Pós-graduanda em Alfabetização e Letramento na Faculdade Iguaçu. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Amanda Oliveira Pacheco, Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP)

    Acadêmica do curso de Pedagogia do Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP). Rio Grande do Sul. Brasil.

Publicado

2025-03-20

Cómo citar

TEIXEIRA, Sandrielle Cardoso; LEAL, Nilza Fernanda Marques; PACHECO, Amanda Oliveira. As competências socioemocionais na prática em sala de aula. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 799–805, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5206. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5206. Acesso em: 30 apr. 2025.