Educação, governança e desenvolvimento regional: correlação, princípios e conceitos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5240

Resumen

Este estudo aborda sobre a interligação crítica entre Educação, Governança e Desenvolvimento Regional, destacando a correlação entre a qualidade educacional e as práticas governamentais em âmbito regional. Exploramos os princípios e conceitos fundamentais que moldam essa relação, visando contribuir para políticas mais eficazes e um desenvolvimento regional sustentável. A metodologia empregada envolveu uma revisão bibliográfica abrangente para fundamentar nossas conclusões. Este trabalho apresenta-se no III Seminário Regional sobre Educação e Desenvolvimento Regional, buscando estimular discussões e propostas para aprimorar o panorama educacional e governamental, fortalecendo, assim, as bases para um progresso regional equitativo. Como resultado da pesquisa, foi evidente concluir que o desenvolvimento regional se assenta numa educação de qualidade. Toda prática educacional de qualidade que importa conhecimento para fortalecimento das bases, resulta de um esforço conjugado dos atores políticos e governamentais, sociedade civil e comunidades locais. Esta prática subjuga o aumento de número de alfabetizados, criando capacidades de aceitação e inclusão no processo de desenvolvimento regional.

Palavras-chave: educação; governança; desenvolvimento regional; políticas educacionais.

Biografía del autor/a

  • Luís Jo Sandramo Inchuca, Universidade Federal de Tocantins (UFT)

    Doutorando em Desenvolvimento Regional na Universidade Federal de Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins. Brasil.

  • Waldecy Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins (UTF)

    Pós doutor em Economia. Universidade de Brasília. Professor associado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins, Brasil.

  • Fabiana Scoleso, Universidade Federal de Tocantins (UFT)

    Doutora em História Social. Professora da Universidade Federal de Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins, Brasil.

Publicado

2025-03-20

Cómo citar

INCHUCA, Luís Jo Sandramo; RODRIGUES, Waldecy; SCOLESO, Fabiana. Educação, governança e desenvolvimento regional: correlação, princípios e conceitos. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 455–468, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5240. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5240. Acesso em: 30 apr. 2025.