A educação de jovens e adultos (EJA) como fator de inclusão social e para o desenvolvimento regional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5267

Resumen

Este artigo investiga o papel do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na promoção da inclusão social e no desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho, adotando uma metodologia de pesquisa documental e bibliográfica. Analisamos textos fundamentais de autores como Gadotti, Freire e Azevedo, destacando a capacidade da EJA em fornecer educação acessível e relevante para indivíduos marginalizados. Os resultados apontam para uma significativa contribuição do programa na inclusão social dos participantes, oferecendo-lhes oportunidades de avanço intelectual e profissional anteriormente inacessíveis. A pesquisa destaca a importância da EJA como uma ferramenta de transformação social, evidenciando seu impacto na melhoria da qualidade de vida e na valorização da diversidade cultural e educacional. Concluímos que a EJA é essencial para reverter ciclos de exclusão e para o fortalecimento das comunidades através da educação.

Palavras-chave: educação; EJA; inclusão social; mercado de trabalho.

Biografía del autor/a

  • Hellen Christian de Faria Andrade Rocha, Faculdades Alves Faria (UNIALFA)

    Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Faculdades Alves Faria (UNIALFA). Goiás. Brasil.  

Publicado

2025-03-20

Cómo citar

ROCHA, Hellen Christian de Faria Andrade. A educação de jovens e adultos (EJA) como fator de inclusão social e para o desenvolvimento regional . Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 220–227, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5267. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5267. Acesso em: 30 apr. 2025.