As políticas públicas da educação no ensino integral no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5273

Resumen

A presente pesquisa tem como objetivo compreender a implementação da política pública educacional para o regime de escolas de tempo integral, no ensino fundamental das redes públicas municipais brasileiras. O estudo apresenta as políticas públicas da educação no ensino integral no Brasil, analisando a concepção de Educação Integral presente nos documentos oficiais da educação brasileira. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base no método da hermenêutica fenomenológica. Neste estudo utiliza-se a pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. Os resultados envolvem uma análise e reflexão sobre as políticas públicas da Educação Integral nas Escolas Públicas em escolas de diferentes contextos educacionais.

Palavras-chave: educação integral; processo ensino-aprendizagem; políticas públicas educacionais.

Biografía del autor/a

  • Magali Rogge, Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI

    Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas - UNIVALI. Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

  • Graziela Breitenbauch de Moura, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

    Doutora em Administração e Turismo (Univali/SC). Docente no Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Itajaí, Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2025-03-20

Cómo citar

ROGGE, Magali; MOURA, Graziela Breitenbauch de. As políticas públicas da educação no ensino integral no Brasil. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 336–345, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5273. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5273. Acesso em: 30 apr. 2025.