Fronteiras culturais do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Culturas e Fronteiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5279

Resumen

Neste trabalho se relata a experiência vivida pelos acadêmicos de mestrado e doutorado, da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, do Programa Sociedade, Cultura e Fronteiras, na visita técnica à Reserva Indígena Avá-Guarani, em São Miguel do Iguaçu. A visita fez parte da disciplina “Sociedade, Cultura e Fronteiras: Fundamentos e enfoques interdisciplinares”, ministrada pelos professores ucranianos Yuliia Felenchak e Andrii Holod. Diante das fronteiras culturais existentes entre brancos e índios, foi possível, por meio da visita, contrastar o estigma social que acompanha a cultura indígena com a realidade vivida e defendida por eles. Foram tratados de vários assuntos, desde educação e cultura, como a dança e canto feitos na Casa de Reza, até o marco temporal, a superpopulação para o pequeno espaço destinado a eles e a invasão da reserva pelos agricultores. A visita foi enriquecedora e proporcionou a transposição de fronteiras culturais, de modo que os docentes Andrii e Yuliia, além de todos discentes, pudessem compreender, na prática, um pouco da realidade da aldeia indígena no Brasil.

Palavras–chave: relato de experiência; cultura; reserva indígena; fronteiras.

Biografía del autor/a

  • Ana Carolina Neumann Barbiero, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Paraná. Brasil.

  • Isadora Meneghel Begnini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Paraná. Brasil.

  • Amanda Paula Nunes Ortiz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Paraná. Brasil.

Publicado

2025-03-20

Cómo citar

BARBIERO, Ana Carolina Neumann; BEGNINI, Isadora Meneghel. Fronteiras culturais do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Culturas e Fronteiras. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 192–199, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5279. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5279. Acesso em: 30 apr. 2025.