Formação inicial de professores e a Lei n. 10.639/2003

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5280

Resumen

Este trabalho visa apresentar um recorte de pesquisa realizada junto à Universidade Federal do Rio Grande, discutindo a Lei 10.639/2003 e as orientações previstas para a formação inicial de professores e professoras, buscando articular a importância do desenvolvimento de discussões étnico raciais no espaço da formação para com as práticas escolares. Utilizamos pesquisa bibliográfica sobre escola, racismo e a Lei 10.639, buscando problematizar a formação de professores e o Plano Nacional para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A articulação das problemáticas apresenta a discussão e justifica a falta de repertório docente no que tange a qualificação para a realização da efetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Palavras–chave: educação; formação de professores; Lei 10.639/2003

Biografía del autor/a

  • Letícia Lucas Pereira Guilhamilho Ávila, Universidade Federal do Rio Grande

    Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Cassiane de Freitas Paixão, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. Rio Grande do Sul. Brasil.

Publicado

2025-03-20

Cómo citar

ÁVILA, Letícia Lucas Pereira Guilhamilho; PAIXÃO, Cassiane de Freitas. Formação inicial de professores e a Lei n. 10.639/2003. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 533–539, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5280. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5280. Acesso em: 30 apr. 2025.