O ensino universitário como fase de transição e desenvolvimento. Desafios psicológicos enfrentados pelos alunos
DOI:
https://doi.org/10.24302/redes.v2.5372Resumen
Este estudo investiga os impactos psicológicos enfrentados por estudantes durante sua formação acadêmica. Com base em uma análise de 21 alunos, examinou-se os níveis de estresse, ansiedade e os indícios de depressão. Os resultados revelam uma variedade de questões emocionais e mentais enfrentadas por esses estudantes, incluindo elevados índices de estresse, ansiedade grave e depressão moderada. Este artigo discute as possíveis causas desses impactos, como o ambiente acadêmico, as expectativas sociais e as demandas do currículo. Além disso, examinam-se os dados coletados para compreender os efeitos negativos e suas implicações para o bem-estar e a saúde mental dos estudantes, encontrando expressivos resultados, com 62% da amostra apresentando ansiedade, 86% estresse altíssimo e 14% depressão severa juntamente com 38% da amostra apresentado depressão moderada.
Palavras-chave: saúde mental; estresse; ansiedade; depressão; saúde do estudante; universidades.
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