Educação e desenvolvimento regional: análise do Plano Municipal de Educação de Bela Vista do Toldo, SC em 2021

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5175

Resumen

O texto aborda o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Estadual de Educação (PEE), apresentados como instrumentos legais para direcionar a melhoria educacional em diferentes esferas. O objetivo foi a análise do Plano Municipal de Educação do município de Bela Vista do Toldo, SC, o qual possui 17 metas e 207 estratégias, alinhadas os planos estadual e nacional. Utilizou-se pesquisa de cunho bibliográfico e documental, com a utilização do método dedutivo e técnicas de pesquisa exploratória. O texto aborda o monitoramento plano municipal, destacando o impacto da Pandemia COVID-19 nas estratégias educacionais em 2021. Também se destaca a relevância da educação para o desenvolvimento regional, enfatizando a interligação entre economia e educação como pilar de uma mão de obra qualificada para o crescimento econômico sustentável. Apesar de desafios, ressalta-se o cumprimento de algumas metas educacionais no município. Conclui-se que a participação popular na fiscalização e acompanhamento dos planos de educação é essencial para alcançar melhorias desejadas.

Palavras-chave: educação; desenvolvimento regional; Planos de Educação; ensino público; desafios educacionais.

Biografía del autor/a

  • Francis Mara Schiessl, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestranda em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNC). Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

  • Jorge Amaro Bastos Alves, Universidade do Constestado

    Doutor em Ciência e Tecnologia Ambiental (Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI). Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil. 

Publicado

2025-03-20

Cómo citar

SCHIESSL, Francis Mara; ALVES, Jorge Amaro Bastos. Educação e desenvolvimento regional: análise do Plano Municipal de Educação de Bela Vista do Toldo, SC em 2021. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 253–260, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5175. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5175. Acesso em: 30 apr. 2025.