Agenda 2030 e formação de professores: interlocuções para uma educação de qualidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5186

Resumen

O presente trabalho discute possíveis articulações entre as temáticas da formação de professores com a Agenda 2030. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo exploratória, realizada a partir de revisão bibliográfica. Objetiva refletir sobre a formação de professores em articulação às proposições da Agenda 2030, apresentando um recorte da revisão de literatura realizada para o projeto de pesquisa “A formação de professores frente à proposta da Agenda 2030”, vinculado ao Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade (INTERFACES/CNPq) e ao Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Conclui-se que apesar da existência de um volume extenso de produções sobre a formação de professores, a produção acerca deste tema articulado ao debate da Agenda 2030 ainda é incipiente, sendo que não se verifica uma potência na interlocução entre as temáticas no conjunto de trabalhos que foram analisados.

Palavras–chave: formação docente; Agenda 2030; desenvolvimento sustentável; sustentabilidade.

Biografía del autor/a

  • Adauton Ezequiel Müller, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrante do INTERFACES/CNPq. Santa Maria. Rio Grande do Sul. Brasil.  

  • Fernanda Silva Farencena, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, integrante do INTERFACES/CNPq. Santa Maria. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Maria Cristina de Oliveira Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrante do INTERFACES/CNPq. Santa Maria. Rio Grande do Sul. Brasil. 

  • Vanessa dos Santos Nogueira, Faculdade SOBRESP

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Professora da Faculdade SOBRESP, vice-lider do INTERFACES/CNPq. Santa Maria. Rio Grande do Sul. Brasil. 

  • Andréa Forgiarini Cecchin, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), Professora Titular na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), líder do INTERFACES/CNPq. Santa Maria. Rio Grande do Sul. Brasil.

Publicado

2025-03-20

Cómo citar

MÜLLER, Adauton Ezequiel; FARENCENA, Fernanda Silva; FERREIRA, Maria Cristina de Oliveira; NOGUEIRA, Vanessa dos Santos; CECCHIN, Andréa Forgiarini. Agenda 2030 e formação de professores: interlocuções para uma educação de qualidade. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 325–335, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5186. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5186. Acesso em: 30 apr. 2025.