A experiência discente com o Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5207

Resumo

Este trabalho explora de forma reflexiva e analítica a vivência de estudantes de Licenciatura em Pedagogia que participaram do Programa Residência Pedagógica da CAPES. Abordando aspectos teóricos e práticos, o estudo examina como a Residência Pedagógica impactou a formação das discentes, destacando as aprendizagens, desafios e contribuições para o desenvolvimento profissional. A pesquisa fundamenta-se em relatos, diários e avaliações, proporcionando uma compreensão abrangente das experiências dos alunos. Este trabalho buscou sintetizar a riqueza de aprendizados advindos da participação no programa, enfatizando a importância dessa imersão prática para a preparação dos futuros educadores.

Palavras-chave: iniciação à docência; residência pedagógica; experiência.

Biografia do Autor

  • Sandrielle Cardoso Teixeira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

    Mestranda em Ensino na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pedagoga, formada pelo Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP). Especialista em Alfabetização e Letramento e Neuropsicopedagogia. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

TEIXEIRA, Sandrielle Cardoso. A experiência discente com o Programa Residência Pedagógica. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 300–306, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5207. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5207. Acesso em: 30 abr. 2025.