O exercício da leitura com metodologias lúdicas no processo de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5210

Resumo

Este trabalho destaca a implementação do "Envelope da Leitura" como estratégia inovadora no contexto do 3° ano do ensino fundamental. Ao lidar com alunos que já apresentavam uma considerável bagagem cognitiva, foi essencial desenvolver abordagens interventivas específicas para ampliar seus conhecimentos de maneira eficaz. A atividade permitiu identificar desafios comuns no processo de alfabetização, como trocas de letras, enquanto também revelava a existência de um desinteresse percebido na leitura. A metodologia adotada, baseada em envelopes coloridos contendo frases impressas, buscou não apenas abordar as dificuldades identificadas, mas também instigar o interesse dos alunos de forma lúdica. A competição entre eles foi introduzida como um elemento estimulante, resultando em uma maior participação e engajamento. Os resultados positivos indicaram que a atividade contribuiu para tornar a leitura uma prática mais comum e atrativa para as crianças. No âmbito teórico, as considerações de Alves e Teixeira (2022) sobre a importância do brincar no desenvolvimento do conhecimento e a necessidade de integrar a leitura à rotina diária da criança serviram de base conceitual para a elaboração e avaliação da prática. Em suma, o "Envelope da Leitura" revelou-se uma estratégia de fácil implementação, com impactos positivos no interesse e na participação dos alunos, destacando a relevância de abordagens lúdicas e personalizadas para promover o aprendizado efetivo e prazeroso na fase crucial da alfabetização.

Palavras-chave: leitura; metodologias lúdicas; alfabetização.

Biografia do Autor

  • Nilza Fernanda Marques Leal, Faculdade Iguaçu

    Pedagoga. Pós-graduanda em Alfabetização e Letramento na Faculdade Iguaçu. Paraná. Brasil.

  • Sandrielle Cardoso Teixeira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

    Pedagoga. Mestranda em Ensino na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia na Faculdade Iguaçu. Paraná. Brasil.

  • Viviane Kanitz Gentil, Centro Universitário da Região da Campanha

    Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário da Região da Campanha - Urcamp. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

LEAL, Nilza Fernanda Marques; TEIXEIRA, Sandrielle Cardoso; GENTIL, Viviane Kanitz. O exercício da leitura com metodologias lúdicas no processo de alfabetização. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 160–166, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5210. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5210. Acesso em: 30 abr. 2025.