Avaliação de impacto das parcerias público privadas para educação: um estudo de caso para escolas de Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5259

Resumo

Este artigo realizou uma avaliação de impacto das escolas de ensino fundamental do município de Belo Horizonte (BH) que foram construídas e são geridas na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP), com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos oriundos dessas escolas e compará-los ao desempenho dos alunos das escolas de ensino fundamental convencionais, isto é, as escolas municipais tradicionais. Para atingir tal meta, utilizou-se como proxy para o desempenho as notas das disciplinas de língua portuguesa e matemática do exame do SAEB nos anos de 2017 e 2019. Os resultados foram heterogêneos e mostraram um modesto impacto positivo. No entanto, os achados sugerem que o desempenho superior dos alunos das escolas PPPs pode estar relacionado a melhor infraestrutura oferecida por essas escolas e, também, estão diretamente relacionados a um maior tempo de exposição ao tratamento, ou seja, que quanto maior o número de anos cursados, pelos alunos dentro de uma escola PPP, melhor é o desempenho deles.

Palavras–chave: parcerias público privadas (PPPs); educação; infraestrutura.

Biografia do Autor

  • Kelly Fabiane de Farias Simões Arpino, Universidade Federal de Pelotas

    Doutora no Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora substituta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Rodrigo Nobre Fernandez, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

    Professor Associado e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM) da Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

ARPINO, Kelly Fabiane de Farias Simões; FERNANDEZ, Rodrigo Nobre. Avaliação de impacto das parcerias público privadas para educação: um estudo de caso para escolas de Belo Horizonte. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 789–798, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5259. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5259. Acesso em: 30 abr. 2025.