Disciplinas da educação a distância ofertadas nos cursos presenciais: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5262

Resumo

Fatores sociais, econômicos e tecnológicos têm impulsionado a reestruturação do ensino superior. Nesse contexto, a Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, permite que até 20% da matriz curricular dos cursos presenciais de graduação seja oferecida na modalidade de Educação a Distância (EaD). Este estudo teve como objetivo analisar o perfil dos alunos e a influência das mudanças sociais e tecnológicas nas disciplinas oferecidas em EaD (20%) na Universidade do Contestado, no período de 2015/2 a 2020/2. Utilizando dados secundários do sistema Acadêmico UNC – E-Mestre e do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-MOODLE, os procedimentos metodológicos envolveram a extração e análise dos dados em planilhas no software Excel. Os resultados indicam um crescimento significativo no número de alunos que optaram pelo ensino a distância, predominantemente jovens com menos de 30 anos, com uma tendência de maior participação feminina e amplo acesso à internet. Embora o foco do estudo não tenha sido o processo de ensino-aprendizagem, ficou evidente a necessidade de múltiplas ferramentas que promovam interações variadas, sugerindo uma possível área para futuras pesquisas.

Palavras–chave: disciplinas 20% EAD; educação à distância; cursos de graduação; ambiente virtual de aprendizagem

Biografia do Autor

  • Mari Aurora Favero Reis, Universidade do Contestado

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA), professora e pesquisadora na Universidade do Contestado, com atuação em: Mestrado Associado em Sistemas Produtivos (UNIPLAC, UNC, UNESC e UNIVILLE); Programa de Mestrado Profissional e Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental. 

  • Neide Maria Favretto, Universidade do Contestado (UNC)

    Professora da Universidade do Contestado

  • Laura Batista Neumann, Unisociesc

    Graduanda em Psicologia UNISOCIESC. Santa Catarina. Brasil.

  • Gabriel Favero Reis, UNOESC

    Graduando em Psicologia. UNOESC. Santa Catarina. Brasil.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

REIS, Mari Aurora Favero; FAVRETTO, Neide Maria; NEUMANN, Laura Batista; REIS, Gabriel Favero. Disciplinas da educação a distância ofertadas nos cursos presenciais: um estudo de caso. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 416–426, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5262. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5262. Acesso em: 30 abr. 2025.