Efeitos da escola de tempo integral no desenvolvimento da comunidade local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5269

Resumo

O Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, considerando o papel que a escola integral pode desempenhar no desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, estabeleceu que 50% das escolas devam ser integrais até 2024. O objetivo desta pesquisa consiste em identificar os possíveis impactos que uma escola integral pode acarretar para o seu entorno. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico, nas bases de dados Scielo, Google acadêmico e periódico Capes. Nos textos selecionados procurou-se identificar o percurso metodológico utilizado no estudo, os fundamentos teóricos e os efeitos das escolas integrais no desenvolvimento local. Os resultados demonstraram a escola integral como agente de mudança na comunidade, que fortalece os laços dos alunos com seu entorno, além de oferecer novas oportunidades de vida e uma alternativa para a resolução de dificuldades enfrentadas pela comunidade, podendo contar com o auxílio de instituições externas.

Palavras–chave: escola integral; educação e comunidade; desenvolvimento local.

Biografia do Autor

  • Gilson Kacprzak Filho, Universidade de Taubaté (UNITAU)

    Graduando em História. Universidade de Taubaté (UNITAU). Taubaté. São Paulo. Brasil.

  • Silvio Luiz Costa, Universidade de Taubaté (UNITAU)

    Doutor em Educação. Professor da Universidade de Taubaté (UNITAU). Taubaté. São Paulo. Brasil.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

KACPRZAK FILHO, Gilson; COSTA, Silvio Luiz. Efeitos da escola de tempo integral no desenvolvimento da comunidade local. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 490–499, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5269. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5269. Acesso em: 30 abr. 2025.