Estágio curricular: integração de qualidade de vida e eficácia na prestação de serviços fisioterapêuticos

Autores/as

  • Luanna Andrade Universidade do Contestado (UNC)
  • Enzo Rafalski Universidade do Contestado (UNC)
  • Jaqueline Sueli Horodeski Universidade do Contestado (UNC)
  • Renata Campos Universidade do Contestado (UNC)
  • Chelin Auswaldt Steclan Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elton Dias Pinheiro Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5291

Resumen

Introdução: O estágio, no curso de fisioterapia, é um ato educativo supervisionado obrigatório vinculado às Instituições de Ensino Superior – IES, desenvolvido nos diversos cenários de práticas, com aquisição de competências e habilidades específicas da atividade profissional, bem como da vivência da prática multi e interdisciplinar à contextualização curricular com articulação ensino-serviço no ambiente de trabalho. Neste contexto é importante avaliar a satisfação dos pacientes em relação aos serviços prestados à comunidade como qualidade, a relação terapeuta-paciente, a satisfação com a técnica, o sucesso e diferenciação dos serviços. Objetivo:  Avaliar a percepção de satisfação de pacientes em tratamento fisioterapêutico durante o estágio curricular, considerando eficácia do tratamento, qualidade de vida e o impacto do empreendedorismo em saúde. Metodologia: Prospectivo, descritivo, analítico quali-quantitativo, exploratório de corte transversal. Realizado em uma Clínica escola de Fisioterapia, a amostra incluiu 21 pacientes com disfunções neurológicas e ortopédicas. Os instrumentos utilizados foram os questionários "Measuring Patient Satisfaction With Physical Therapy Care" (MRPS) e "World Health Organization Quality of Life - BREF" (WHOQOL-BREF). Resultados: Alta satisfação global, destacando eficiência no atendimento, comunicação efetiva e satisfação. A análise detalhada indicou a necessidade de abordagens específicas na promoção da qualidade de vida física, considerando o impacto social e mental. Conclusão: O estudo enfatiza a personalização nos protocolos de tratamento. Os achados oferecem subsídios para aprimorar a qualidade dos serviços prestados na fisioterapia durante o estágio, contribuindo para a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.

Palavras–chave: estágio clínico; educação superior; Fisioterapia; qualidade de vida; satisfação dos usuários.

Biografía del autor/a

  • Luanna Andrade, Universidade do Contestado (UNC)

    Acadêmica do Curso de Fisioterapia. Universidade do Contestado (UNC). Mafra. Santa Catarina. Brasil. 

  • Enzo Rafalski, Universidade do Contestado (UNC)

    Acadêmico do Curso de Fisioterapia. Universidade do Contestado (UNC). Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Jaqueline Sueli Horodeski, Universidade do Contestado (UNC)

    Docente do Curso de Fisioterapia. Universidade do Contestado (UNC). Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Renata Campos, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutora. Docente na Universidade do Contestado (UNC). Mafra. Santa Catarina. Brasil. 

  • Chelin Auswaldt Steclan, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora. Docente na Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Curitibanos. Santa Catarina. Brasil.

  • Elton Dias Pinheiro, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestre. Docente na Universidade do Contestado (UNC). Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2025-03-20

Cómo citar

ANDRADE, Luanna; RAFALSKI, Enzo; HORODESKI, Jaqueline Sueli; CAMPOS, Renata; STECLAN, Chelin Auswaldt; PINHEIRO, Elton Dias. Estágio curricular: integração de qualidade de vida e eficácia na prestação de serviços fisioterapêuticos. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 520–532, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5291. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5291. Acesso em: 30 apr. 2025.