Educação, saúde e assistência social: o papel da intersetorialidade na promoção de políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5861

Resumo

No contexto das políticas públicas, a intersetorialidade envolve a cooperação entre diferentes órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, e outros atores, a fim de promover uma abordagem integrada na resolução de problemas nas áreas, da saúde, educação e assistência social. O objetivo do estudo foi investigar os fatores que interferem na articulação do trabalho intersetorial entre as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social dos municípios do Planalto Norte Catarinense na implementação das políticas públicas. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, campo, descritiva e qualiquantitativa. Foram pesquisados 13 municípios. A população foi representada por 75 gestores e executores das políticas sociais de saúde, educação e assistência social do Planalto Norte Catarinense. Ao longo da análise dos resultados, ficou evidente que a articulação entre as áreas de saúde, educação e assistência social é fundamental para promover um desenvolvimento regional mais sustentável e inclusivo.

Palavras-chave: desenvolvimento regional; intersetorialidade; Planalto Norte Catarinense.

Biografia do Autor

  • Karen Lili Fechner, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestre em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado. Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Canoinhas, Brasil

  • Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado - UnC

    Licenciado em Pedagogia pela Fundação das Escola do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPr). Mestre em Educação: Ensino Superior, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática. Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas ‘Universidade e Desenvolvimento Regional’ e Educação e Desenvolvimento Regional’.Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC.Líder do grupo de pesquisa ‘Educação, Política e Sociedade’ e membro do grupo de pesquisa ´Desenvolvimento Regional´.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

FECHNER, Karen Lili; GUMBOWSKY, Argos. Educação, saúde e assistência social: o papel da intersetorialidade na promoção de políticas públicas. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 481–489, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5861. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5861. Acesso em: 30 abr. 2025.