Características dos pacientes com tumores intra e extraoculares no Departamento de Oftalmologia do Hospital Central de Nampula em Moçambique

estudo retrospectivo de 2017 a 2020

Autores

  • Joel de Melo Bambamba Universidade Lurio https://orcid.org/0000-0001-5055-881X
  • Ângela Joana Efécio Universidade Lurio
  • Janet Eugênia Abdulale Hospital Central de Nampula
  • Silvia Marcela Escobar Centro de Diagnóstico e Tecnologia Ocular de Bucaramanga
  • Avelino Nelson Mazuze Universidade Lurio
  • Vanila de Sívia Real João Nobre Universidade Lúrio

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v12.3595

Resumo

Existe uma varidade de  tumores que podem envolver o olho e a órbita. Esses tumores podem ser aparentes ao nascimento ou adquiridos. Embora muitos tipos de neoplasias oculares e orbitais são tumores benignos, os tumores malignos, são uma ameaça à visão e à vida. É importante identificar os tumores oculares e orbitais muito cedo. A abordagem conveniente para a classificação de tumores intra e extraoculares é a partir da sua localização: pálpebra, superfície ocular, órbita e intraocular. O objetivo deste estudo é a de caracterizar os pacientes com tumores intra e extraoculares que foram atendidos no departamento de oftalmologia do hospital central de Nampula em Moçambique de 2017 a 2020. Foi feito um estudo descritivo, quantitativo  e retrospectivo com base na observação de 179 fichas clínicas para apreciação das seguintes variáveis de  estudo: Género, Idade, Localização do tumor, Lateralidade e Tratamento. Das 179 fichas observadas verificou-se, (53,6%) são do sexo masculino e (46,4%) do sexo femenino. A faixa etária de mais participantes foi a dos (0-4 anos) de idade com (31,3%). O olho esquerdo foi o mais afectado com (52%). Em relação a localização do tumor, foram mais frequentes  os tumores da orbita com (72,6%). A exeresis foi o procedimento mas executado com (41,3%). Observou-se que o género masculino teve a maior representação, e que as crianças são as mais acometidas pelos tumores.os tumore da Orbita e unilaterais são mais frequentes. A exeresis é o prcedimento mais aplicado em estes casos no Hospita Central de Nampula.

Palavras Chaves: Tumor; Oftalmologia; Moçambique; Exeresis.

Biografia do Autor

  • Joel de Melo Bambamba, Universidade Lurio

    Optometrist, Lecturer, Faculty of Health Sciences, Lúrio University, Nampula, Mozambique.

  • Ângela Joana Efécio , Universidade Lurio

    Mestre em Optometria Clínica e ciências da Visão pela Universidade de Alicante, é Licenciada em Optometria pela Universidade Lúrio onde desempenha actualmente a Função de Docente e Investigadora do curso de Licenciatura em Optometria desde 2013.

  • Janet Eugênia Abdulale, Hospital Central de Nampula

    Licenciada em Optometria pela Universidade Lúrio em Moçambique desde 2013 actualemente desempenha a função de Optometrista no Hospital Central de Nampula em Moçambique.

  • Silvia Marcela Escobar, Centro de Diagnóstico e Tecnologia Ocular de Bucaramanga

    Doutoranda em Optometria avançada e ciências da visão pela Universidade de Valência. Mestre em Optometra avançada e ciências da visão pela Universidade de Valência em Espanha, Actualmente desempenha a  função de Optometrista Clínica no Centro de Diagnóstico e Tecnologia Ocular em Bucaramanga- Colombia.

  • Avelino Nelson Mazuze, Universidade Lurio

    Licenciado em Optometria e em Ciências Sociais com Ênfase em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado – UnC Brasil, Faz parte do corpo Docente e de Pesquisa no Curso de Licenciatura em Optometria da Universidade Lúrio em Moçambique. Actualmente frequenta o Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Optometria Avançada da Universidade do Minho em  Portugal.  

  • Vanila de Sívia Real João Nobre, Universidade Lúrio

    Estudante Finalista do Curso de Licenciatura em Optometria na Faculdade de Ciências de Saúda da Universidade Lúrio em Moçambique.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Bambamba J de M, Efécio Ângela J, Abdulale JE, Escobar SM, Mazuze AN, Nobre V de SRJ. Características dos pacientes com tumores intra e extraoculares no Departamento de Oftalmologia do Hospital Central de Nampula em Moçambique: estudo retrospectivo de 2017 a 2020. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 31º de julho de 2023 [citado 30º de abril de 2025];12:154-67. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/3595