Impacto do isolamento social em pessoas com “TDAH”

experiências partilhadas em comunidades virtuais durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v12.4695

Resumo

Objetivo: descrever o impacto do isolamento social causado pela pandemia da COVID-19 em indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Métodos: A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da Antropologia Médica. A etnografia virtual foi eleita como metodologia de investigação e posterior análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 15 grupos de TDAH, todos de acesso público na comunidade virtual Facebook e a coleta de dados ocorreu por meio de observação anônima no mês de junho de 2022. Resultados: emergiram três categorias: Dificuldades relatadas por mães de filhos com TDAH em comunidade virtual do Facebook durante o período de isolamento social causado pela COVID-19; Percalços na alfabetização de indivíduos com TDAH e Implicações entre o diagnóstico; uso/não uso de medicamentos psicotrópicos a partir de relatos das mães de filhos com TDAH. Conclusão: o isolamento social e o confinamento domiciliar afetaram negativamente a vida dos indivíduos com TDAH, bem como seu diagnóstico, tratamento e a continuidade do cuidado. O uso da tecnologia e das comunidades virtuais em redes sociais foi um grande alicerce de apoio e compartilhamento de informações nesse período.

Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Metilfenidato; Covid-19; Isolamento Social.

Biografia do Autor

  • Maycon Hoffmann Cheffer, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

    Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Docente Adjunto no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, Cascavel, Paraná, Brasil.

  • Jaqueline de Lima, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

    Discente de Enfermagem no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, Cascavel, Paraná, Brasil.

  • Renata Zanella, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

    Enfermeira. Mestre em Educação pela Faculdade Pequeno Príncipe, Curitiba. Docente Adjunta do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, Cascavel, Paraná, Brasil.

  • Terezinha Aparecida de Campos, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

    Enfermeira. Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente Adjunta do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, Cascavel, Paraná, Brasil

  • Luana Patricia Weizemann, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG

    Discente de Enfermagem no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, Cascavel, Paraná, Brasil.

  • Ieda Harumi Higarashi, Universidade Estadual de Maringá

    Enfermeira. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Docente Adjunta da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Cheffer MH, Lima J de, Zanella R, Campos TA de, Weizemann LP, Higarashi IH. Impacto do isolamento social em pessoas com “TDAH”: experiências partilhadas em comunidades virtuais durante a pandemia. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 22º de junho de 2023 [citado 30º de abril de 2025];12:123-38. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/4695