Avaliação sazonal da qualidade da água em um trecho urbano do Rio Neves, Nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v14.5957

Resumo

Introdução: Os rios constituem uma das principais fontes de água doce para os seres vivos. No entanto, sofrem impactos ambientais constantes que podem comprometer sua qualidade. Objetivo: Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade bacteriológica sazonal do rio Neves em São Raimundo das Mangabeiras, Maranhão, Brasil. Metodologia: Amostras de água foram coletadas mensalmente em quatro pontos durante seis meses, entre 2023 e 2024, incluindo as estações seca e chuvosa. Em campo, foi medida a temperatura e o pH da água e utilizado um protocolo de avaliação ecológica em cada ponto. As amostras de água foram utilizadas para quantificar bactérias mesófilas, coliformes totais e termotolerantes, e para avaliar a presença de Escherichia coli (E. coli), Salmonella e Staphylococcus coagulase-positivo em condições de laboratório. Resultado: Foi verificado que 50% dos pontos avaliados apresentaram um alto grau de impacto ambiental. A temperatura da água variou de 27,5°C a 29,8°C, e o pH de 6,1 a 7,0, sem grandes oscilações entre as estações. No entanto, durante a estação chuvosa, foi detectado o maior número de bactérias mesófilas e coliformes (totais e termotolerantes), e a maior presença de E. coli (58% das amostras avaliadas). Não foi detectada a presença de Salmonella ou Staphylococcus coagulase-positivo. Conclusão: Portanto, foi constatado que alguns trechos urbanos do rio Neves apresentam baixa qualidade da água, principalmente durante a estação chuvosa. Assim, recomenda-se a adoção urgente de políticas públicas para minimizar o impacto ambiental neste rio.

Palavras-chave: coliformes; Escherichia coli; impacto ambiental; qualidade da água.

Biografia do Autor

  • Matheus Fernando Rocha Fonseca de Araujo, Instituto Federal do Maranhão

    Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura). Instituto Federal do Maranhão. São Raimundo das Mangabeiras. Maranhão. Brasil.

  • Maria Betania Cunha Pereira, Instituto Federal do Maranhão

    Graduação em Zootecnia. Instituto Federal do Maranhão. São Raimundo das Mangabeiras. Maranhão. Brasil.

  • Kawany da Silva Santos, Instituto Federal do Maranhão

    Graduação em Zootecnia. Instituto Federal do Maranhão. São Raimundo das Mangabeiras. Maranhão. Brasil. 

  • Maria Rafaela da Silva Sousa, Instituto Federal do Maranhão

    Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura). Instituto Federal do Maranhão. São Raimundo das Mangabeiras. Maranhão. Brasil. 

  • Barbara Lohanny Silva Alves, Instituto Federal do Maranhão

    Graduação em Zootecnia. Instituto Federal do Maranhão. São Raimundo das Mangabeiras. Maranhão. Brasil. 

  • Rafael Costa Leite, Universidade Estadual do Maranhão

    Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura). Professor na Universidade Estadual do Maranhão, Departamento de Ciências Biológicas. Coelho Neto. Maranhão. Brasil

  • João Gustavo Mendes Rodrigues, Centro Universitário de Balsas (UNIBALSAS)

    Doutor em Parasitologia. Centro Universitário de Balsas (UNIBALSAS). Balsas. Maranhão. Brasil.

  • Guilherme Silva Miranda, Instituto Federal do Maranhão

    Doutor em Parasitologia. Professor do Instituto Federal do Maranhão. São Raimundo das Mangabeiras. Maranhão. Brasil.

Publicado

2025-08-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Araujo MFRF de, Pereira MBC, da Silva Santos K, Sousa MR da S, Alves BLS, Leite RC, et al. Avaliação sazonal da qualidade da água em um trecho urbano do Rio Neves, Nordeste do Brasil. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 7º de agosto de 2025 [citado 15º de agosto de 2025];14:135-47. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/5957