Incidência de lesões em atletas de handebol universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v14.5982

Resumo

O handebol é uma modalidade esportiva coletiva que envolve uma grande quantidade e variedade de movimentação associada à manipulação de bola e interação com outros atletas. O objetivo foi verificar a incidência de lesões em um clube de handebol universitário com atletas do sexo masculino e feminino, bem como identificar o tipo de lesão mais frequente e o segmento corpóreo mais acometido por esta. Foi realizado um estudo do tipo coorte prospectivo, relacionado à incidência de lesões ocorridas durante a temporada de 2019 em um time universitário. Foram observadas 29 lesões, sendo 11 em homens (37,93%) e 18 (62,07%) em mulheres. Ocorreram mais lesões em jogos do que durante o treinamento e os locais mais acometidos foram o tornozelo (24,14%) e o ombro (17,24%). Os diagnósticos mais recorrentes foram a entorse e a contusão (20,69%), seguidos pela lesão muscular (17,24%). Observou-se que a equipe feminina sofreu mais lesões do que a masculina, que as lesões ocorreram majoritariamente em membros inferiores e que a maioria dos atletas ficou afastado das atividades por poucos dias.

Palavras-chave: handebol; lesão; incidência; fisioterapia; esporte.

Biografia do Autor

  • Tatiane Farias Diniz, Universidade de Brasília (UnB) Ceilândia. Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde

    Bacharel em Fisioterapia pela Universidade de Brasília (UnB) Ceilândia. Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde

  • Josevan Cerqueira Leal, Universidade de Brasília (UnB) Ceilândia. Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde

    Doutor em Ciências Médicas, Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação- Universidade de Brasília- UnB Ceilândia- Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde.

  • João Paulo Chieregato Matheus, Universidade de Brasília (UnB) Ceilândia. Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde

    Doutor em Ciências Médicas, Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde- Universidade de Brasília (UnB) Ceilândia. Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde. 

  • Patrícia Azevedo Garcia, Universidade de Brasília (UnB) Ceilândia. Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde

    Doutora em Ciências da Reabilitação, Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação- Universidade de Brasília (UnB) Ceilândia. Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde. 

  • Osmair Gomes de Macedo, Universidade de Brasília (UnB) Ceilândia. Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde

    Doutor em Ciências, Docente do Curso de Fisioterapia - Universidade de Brasília- UnB Ceilândia- Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde.

Downloads

Publicado

2025-08-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Diniz TF, Leal JC, Matheus JPC, Garcia PA, Macedo OG de. Incidência de lesões em atletas de handebol universitário. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 7º de agosto de 2025 [citado 15º de agosto de 2025];14:148-5. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/5982