Papel do cirurgião-dentista na Estratégia Saúde da Família em um município do interior da Bahia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v14.5478

Resumen

A implantação da Estratégia Saúde da Família foi considerada a forma prioritária para reorganizar a Atenção Primária à Saúde e promover mudanças expressivas na atenção à saúde. O objetivo desta pesquisa foi analisar o papel dos cirurgiões-dentistas na Estratégia Saúde da Família em um município do interior da Bahia. Trata-se de uma abordagem qualitativa, com a participação de 15 cirurgiões-dentistas. A coleta de dados aconteceu através de entrevista semiestruturada, gravada e os dados foram processados no software IRAMUTEQ, pela técnica de Classificação Hierárquica Descendente. Analisou-se a partir das falas dos participantes a significativa contribuição dos estágios nas unidades de saúde durante a formação para a atuação profissional. Entre as atividades coletivas desenvolvidas pelos cirurgiões-dentistas na rotina semanal, destacaram-se a escovação supervisionada em escolas e as atividades educativas com gestantes e mães. Evidenciou-se que alguns profissionais ainda não incorporaram em sua agenda semanal as atividades de visita domiciliar. Algumas dificuldades são levantadas pelos participantes, como a aquisição de materiais para o atendimento odontológico e a manutenção preventiva de alguns equipamentos, podendo limitar a utilização do serviço de saúde bucal do município. Deste modo, pode-se concluir que os cirurgiões-dentistas organizam a agenda de atendimento nas unidades de saúde e não priorizam às ações de prevenção e de promoção à saúde junto à comunidade. Contudo, a permanência dos procedimentos curativistas e as limitações de infraestrutura e escassez de materiais de consumo podem influenciar na atuação dos cirurgiões-dentistas.

Palavras-chave: estratégia saúde da família; assistência odontológica; prática profissional; cirurgião-dentista.

Biografía del autor/a

  • Anny Karlen Brito da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Cirurgiã-Dentista. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié. Bahia. Brasil. 

  • Cristiane Alves Paz de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Doutora em Ciências Odontológicas. Professora Titular do Departamento de Saúde I, Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié. Bahia. Brasil. 

  • Fábio Silva de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Doutor em Ciências Odontológicas. Professor Titular do Departamento de Saúde I, Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié. Bahia. Brasil. 

Publicado

2025-08-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
Silva AKB da, Carvalho CAP de, Carvalho FS de. Papel do cirurgião-dentista na Estratégia Saúde da Família em um município do interior da Bahia. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 2025 Aug. 6 [cited 2025 Aug. 16];14:107-21. Available from: https://periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/5478