As características dos emancipados no 1º Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos da cidade de Canoinhas-SC entre 1970 até 2020

Autores

  • Robert Tomaz de Lima Universidade do Contestado (UNC)
  • Danielly Borguezan Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3809

Palavras-chave:

Emancipação, Capacidade, Responsabilidade, Maioridade

Resumo

O presente artigo resulta de pesquisa cujo objetivo foi investigar as características dos emancipados no Cartório de Notas de Canoinhas-SC entre o período de 1970 até 2020. Utilizou-se para a pesquisa aportes documentais, históricos e bibliográficos, bem como metodologias exploratórias, considerando os dados in loco do 1º Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos da cidade de Canoinhas -SC. Realizou-se, a comparação entre o Código Civil de 1916 e 2002 e no que tange as alterações legais referente as emancipações extrajudiciais. Para complementar o objetivo principal, a pesquisa bibliográfica buscou apresentar a quantidade de emancipados e qual é o gênero mais predominante. Justifica-se dessa forma o estudo pelo fato de não haver pesquisas, sobretudo de campo, com dados relacionados às emancipações extrajudiciais no período destacado. Com o aumento das participações das mulheres na sociedade, percebe-se que houve um crescimento gradativo do gênero feminino nas emancipações, junto com a quantidade de emancipações feitas no passar dos anos. A primeira seção visa comparar os Códigos Civis de 1916 e 2002, identificando as mudanças e apresentando a extrema diferença entre ambos. A segunda seção tem como objetivo expor as formas de capacidade e incapacidade. Na terceira seção apresenta as formas de emancipação, responsabilidade dos pais perante o emancipado e finalizando com a exposição dos dados recolhidos do 1º Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos da Cidade de Canoinhas-SC.

Biografia do Autor

  • Robert Tomaz de Lima, Universidade do Contestado (UNC)

    Acadêmico do Curso de Direito 9ª Fase, UnC – Universidade do Contestado. Campus Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

  • Danielly Borguezan, Universidade do Contestado (UNC)

    Advogada e Coordenadora do Curso de Direito da Universidade do Contestado. Mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Está vinculada ao grupo de estudos interdisciplinar em Ciências Humanas – CNPQ. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-03-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LIMA, Robert Tomaz de; BORGUEZAN, Danielly. As características dos emancipados no 1º Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos da cidade de Canoinhas-SC entre 1970 até 2020. Academia de Direito, [S. l.], v. 4, p. 395–416, 2022. DOI: 10.24302/acaddir.v4.3809. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/3809. Acesso em: 30 abr. 2025.