Dano moral e mero aborrecimento

uma contradição evidente nas ações indenizatórias baseadas no direito consumerista

Autores/as

  • Luis Eduardo Baggio Boschetto Universidade do Contestado (UNC)
  • Vlademir Vilanova Moreira Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3801

Palabras clave:

Responsabilidade civil, Dano moral, Mero aborrecimento, Relações de consumo, Relativização

Resumen

O dano moral é uma espécie de indenização, que tem como gênero a responsabilidade civil. Com sua caracterização dentro de um caso concreto, busca-se a reparação ao lesado, de modo que se ofereça o mais próximo da realidade anterior ao evento danoso que resultou na responsabilização do agente causador. Com o tempo, o mero aborrecimento passou a ser figura presente dentro das decisões sobre o tema, sendo capaz de configurar situações específicas como meros dissabores do cotidiano, incapazes de gerarem o dever de indenizar, por parte do agente causador do evento danoso. Apresenta-se um estudo bibliográfico, qualitativo, de natureza aplicada com objetivo exploratório. Enfoca-se na contextualização do dano moral e do mero aborrecimento nas relações de consumo, em especial nos julgados decorrentes de ações indenizatórias. Realizou-se uma análise histórica da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça acerca do dano moral, em especial nas demandas de consumo, desde o advento do Código Consumerista em 1990. Ao final, constatou-se que a caracterização do dano moral sofreu consubstancial relativização, na medida em que o fenômeno do mero aborrecimento surgiu e passou a ganhar força na jurisprudência, configurando situações específicas dentro da seara consumerista, como meros dissabores do cotidiano, não passíveis de indenização.

Biografía del autor/a

  • Luis Eduardo Baggio Boschetto, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduando em Direito, Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Vlademir Vilanova Moreira, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente da Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2022-03-03

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

BOSCHETTO, Luis Eduardo Baggio. Dano moral e mero aborrecimento: uma contradição evidente nas ações indenizatórias baseadas no direito consumerista. Academia de Direito, [S. l.], v. 4, p. 443–464, 2022. DOI: 10.24302/acaddir.v4.3801. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/3801. Acesso em: 30 apr. 2025.