Ensinando sustentabilidade a partir de experimentos em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v30.6011

Resumo

Esta pesquisa visa apresentar uma proposta de experimento econômico para o ensino da sustentabilidade em sala de aula. Alunos, enquanto participantes ativos em experimentos, podem superar o campo puramente teórico, reconhecendo os dilemas e resultados decorrentes de processos que requerem cooperação para preservar o meio ambiente. Para tanto, utilizou-se o protocolo experimental adaptado de Fehr e Gachter (2000), que consiste num experimento de doze rodadas, contando com a possibilidade de fazer uso de incentivos econômicos para fomentar a cooperação em favor de bem público, nesse caso, um reservatório de água. Destacam-se como principais resultados a discussão sobre a cooperação condicional, as circunstâncias de utilização de incentivos econômicos para fomentar a cooperação e o dilema entre ganhos imediatos individuais e ganhos coletivos a longo prazo. No campo acadêmico, esse trabalho contribui para o debate a respeito da utilização de experimentos econômicos como reforço à aprendizagem em cursos de graduação, possibilitando ao aluno o contato direto com o resultado de suas decisões e o impacto que essas podem provocar no meio ambiente. Do ponto de vista prático, favorece a compreensão acerca do processo decisório cooperativo, em especial sobre a forma como são tomadas as decisões envolvendo ganhos individuais e coletivos, além de incentivar discussões multidisciplinares, necessárias para o avanço do entendimento sobre a sustentabilidade.

Palavras-chave: experimentos econômicos; ensino da sustentabilidade; cooperação.

Biografia do Autor

  • Fabricio Baron Mussi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Doutor em Administração pela PUC.PR. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foz do Iguaçu (PR) Brasil. 

  • Laís Carolini Krudycz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Mestranda em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foz do Iguaçu (PR) Brasil.

  • Ubiratã Tortato, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

    Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2025-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MUSSI, Fabricio Baron; KRUDYCZ, Laís Carolini; TORTATO, Ubiratã. Ensinando sustentabilidade a partir de experimentos em sala de aula. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 30, p. 219–243, 2025. DOI: 10.24302/agora.v30.6011. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/6011. Acesso em: 14 dez. 2025.