Ensinando sustentabilidade a partir de experimentos em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v30.6011Resumo
Esta pesquisa visa apresentar uma proposta de experimento econômico para o ensino da sustentabilidade em sala de aula. Alunos, enquanto participantes ativos em experimentos, podem superar o campo puramente teórico, reconhecendo os dilemas e resultados decorrentes de processos que requerem cooperação para preservar o meio ambiente. Para tanto, utilizou-se o protocolo experimental adaptado de Fehr e Gachter (2000), que consiste num experimento de doze rodadas, contando com a possibilidade de fazer uso de incentivos econômicos para fomentar a cooperação em favor de bem público, nesse caso, um reservatório de água. Destacam-se como principais resultados a discussão sobre a cooperação condicional, as circunstâncias de utilização de incentivos econômicos para fomentar a cooperação e o dilema entre ganhos imediatos individuais e ganhos coletivos a longo prazo. No campo acadêmico, esse trabalho contribui para o debate a respeito da utilização de experimentos econômicos como reforço à aprendizagem em cursos de graduação, possibilitando ao aluno o contato direto com o resultado de suas decisões e o impacto que essas podem provocar no meio ambiente. Do ponto de vista prático, favorece a compreensão acerca do processo decisório cooperativo, em especial sobre a forma como são tomadas as decisões envolvendo ganhos individuais e coletivos, além de incentivar discussões multidisciplinares, necessárias para o avanço do entendimento sobre a sustentabilidade.
Palavras-chave: experimentos econômicos; ensino da sustentabilidade; cooperação.
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