Com erva-mate não se faz só chimarrão! Situação atual e perspectivas de inovação no setor ervateiro do Planalto Norte Catarinense

Authors

  • Valdir Roque Dallabrida Universidade do Contestado
  • Caroline Ianoski Dumke Universidade do Contestado.
  • Simone Molz Universidade do Contestado.
  • Valéria Furini Universidade do Contestado.
  • Maria Bertilia Oss Giacomelli Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i2.1225

Keywords:

Erva-Mate. Inovação. Desenvolvimento Territorial. Planalto Norte Catarinense.

Abstract

Entre as diferentes acepções atribuídas à inovação, uma delas é sua compreensão como a capacidade empresarial de introduzir novos produtos no mercado. Partindo dessa compreensão, é possível conjeturar que a diversidade e quantidade de produtos com que um setor produtivo opera, pode ser tomada como um indicador de inovação. Tomando o exemplo da erva-mate, a variedade de produtos que atualmente utilizam essa matéria-prima, se aproxima a uma centena, o que representa avanços inovacionais, considerando que até pouco tempo seu uso se restringia à produção da erva-mate para chimarrão. No Planalto Norte Catarinense, região que historicamente se destacou na produção de erva-mate, estão instaladas dezenas de empresas do setor, sendo que, em mais de 70% delas, a erva-mate para chimarrão é o único produto. Essa constatação motivou uma investigação no setor, com o fim de avaliar as condições efetivas de inovação, e seus desafios, considerando avanços sobre novos usos da erva-mate e novos produtos com que o mercado mundial opera atualmente. O estudo compreendeu consulta em sites de empresas brasileiras e mundiais, com o intuito de reconhecer a variedade de produtos que utilizam a erva-mate como matéria-prima, além da realização de uma pesquisa de campo, numa amostra de empresas da região. O estudo evidenciou a reduzida diversidade de produtos com que operam e seu baixo nível de inovação. Tal realidade aponta para a necessidade de avanços no setor ervateiro regional, exigindo ações não apenas do setor empresarial, mas das instituições de pesquisa e extensão instaladas na região.

Author Biographies

  • Valdir Roque Dallabrida, Universidade do Contestado
    Geógrafo, Doutor em Desenvolvimento Regional, com atuação no Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado.
  • Caroline Ianoski Dumke, Universidade do Contestado.
    Graduanda em Administração, com projeto de Iniciação Científica na Universidade do Contestado.
  • Simone Molz, Universidade do Contestado.
    Doutora em Farmácia, com atuação no curso de graduação em Farmácia da Universidade do Contestado.
  • Valéria Furini, Universidade do Contestado.
    Farmacêutica, mestranda em Desenvolvimento Regional na Universidade do Contestado.
  • Maria Bertilia Oss Giacomelli, Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina
    Doutora em Química, professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, Campus Canoinhas (SC).

Published

2016-07-22

How to Cite

DALLABRIDA, Valdir Roque; DUMKE, Caroline Ianoski; MOLZ, Simone; FURINI, Valéria; GIACOMELLI, Maria Bertilia Oss. Com erva-mate não se faz só chimarrão! Situação atual e perspectivas de inovação no setor ervateiro do Planalto Norte Catarinense. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 247–273, 2016. DOI: 10.24302/drd.v6i2.1225. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1225. Acesso em: 30 apr. 2025.

Similar Articles

1-10 of 453

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 > >>