Conflito socioambiental na construção da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu: um estudo de caso

Autores

  • Leomar Antonio das Neves Mestrando PPGDR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná)
  • Marcos Junior Marini Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco
  • Hieda Maria Pagliosa Corona Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco.

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1510

Palavras-chave:

Conflito Socioambiental. Análise de Redes Sociais. Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu. Paraná.

Resumo

O presente artigo situa-se no debate da relação sociedade e natureza, especificamente nas questões acerca dos conflitos socioambientais, em um percurso que inclui os conceitos do desenvolvimento e da sustentabilidade. Neste sentido, utiliza do método de Análise de Redes Sociais (ARS) com o objetivo de mapear a rede de atores constituída pelo conflito socioambiental existente nas áreas de influência territorial da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu. A abordagem metodológica adotada foi do tipo de estudo descritivo exploratório, adotando um caso único de conflito socioambiental hidrelétrico regional, na perspectiva de análise qualitativa a partir de fontes secundárias baseadas em dados documentais. Como principais resultados, a pesquisa possibilitou o mapeamento da rede de atores, identificando a presença de quinze atores e o respectivo grau de centralidade destes no cenário de investigação. Ademais, é possível afirmar que a utilização do método ARS é uma importante ferramenta no debate que visa analisar as redes formadas a partir de conflitos socioambientais.

Biografia do Autor

  • Leomar Antonio das Neves, Mestrando PPGDR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná)
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Pato Branco. Paraná. Brasil. E-mail: leoantonioccv@bol.com.br
  • Marcos Junior Marini, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco
    Doutor em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Pato Branco. Paraná. Brasil.
  • Hieda Maria Pagliosa Corona, Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco.
    Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco. Pato Branco. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NEVES, Leomar Antonio das; MARINI, Marcos Junior; CORONA, Hieda Maria Pagliosa. Conflito socioambiental na construção da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu: um estudo de caso. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 173–187, 2017. DOI: 10.24302/drd.v7i2.1510. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1510. Acesso em: 30 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 479

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.