Perfil socioeconômico ambiental dos catadores/as de materiais recicláveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5599

Resumo

A exploração desenfreada do meio ambiente, o descarte inadequado de resíduos sólidos, implica em danos sociais. O objetivo foi analisar o perfil socioeconômico ambiental dos/as Catadores/as da Associação e Cooperativa dialogando com os princípios da Economia Solidária e os dados apresentados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (2013) e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR (2021). Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, bibliográfica, documental com análise comparativa e de conteúdo. Os resultados indicam a Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra/MT tem destaque no gênero, pois a maioria das/os cooperadas/os se autodeclaram do sexo feminino quando comparados com os dados do IPEA e MNRC, outra relevância é nas relações de trabalho. Enquanto na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cáceres a realidade é oposta. Contudo a incubação com base nos princípios da Economia Solidária é importante no processo de inclusão socioprodutiva.

Palavras-chave: incubação; autogestão; educação ambiental; cooperativismo; políticas públicas.

Biografia do Autor

  • Frankielle Alline Pereira Correa, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutoranda em Ciências Ambientais. Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Cáceres. Mato Grosso. Brasil.

  • Sandro Benedito Sguarezi, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutor em Ciências Sociais Doutor em Ciências Sociais (Área de Concentração: Sociologia), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP em 2011. Mestre em Administração também pela PUC/SP (2003). Especialista em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras/UFLA-MG (2000). Graduado em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT (1993). Educador por opção de vida, desde 1995, tem priorizado a produção científica na área da Sociologia/Educação. Foi o fundador (2004), e atualmente é Coordenador do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT), do Grupo de Pesquisa: Gestão agricultura familiar e agroecologia (GAFA)-(CNPq 2003). Foi fundador e é Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional Sustentável e as Transformações no Mundo do Trabalho (GDRS) -(CNPq 2006), Foi fundador e Coordenador do Programa: Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS)-(2011), financiado pelo CNPq/2013 e pelo MEC/PROEXT/2017. Fundador da Rede de Pesquisa, Inovação e Tecnologia Social em Gestão de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Economia Solidária (REPITES) e representante da REPITES Centro-Oeste. Atualmente é professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), lotado na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem (FACSAL), no stricto sensu atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu nível Mestrado da UNEMAT na linha de pesquisa Educação e Diversidade. Também atua no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais nível Mestrado/Doutorado (PPGCA-UNEMAT). É Coordenador Nacional da Comissão Provisória da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO), e membro do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES), estadual e municipal de Economia Solidária. Se dedica a pesquisas sobre: políticas públicas, logística, cadeias produtivas, arranjos produtivos locais e organização de cooperativas e redes com enfoque na inclusão socioprodutiva de trabalhadores/as em condições de vulnerabilidade social, educação popular e autogestão, dialogando com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

  • Sonia Aparecida Beato Ximenes de Melo, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Mestrado em Ambiente e Sist. de Produção Agrícola pela UNEMAT. Pós graduada em Controladoria, Pós graduação em Didática do Ensino Superior. Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Campo Grande (2001). Atua como pesquisadora e Docente do Ensino Superior desde 2004. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em Tangará da Serra, MT, nas disciplinas de Teoria da Contabilidade, Ética Contábil, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso, com pesquisa, ensino e extensão.

Downloads

Publicado

2025-02-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CORREA, Frankielle Alline Pereira; SGUAREZI, Sandro Benedito; MELO, Sonia Aparecida Beato Ximenes de. Perfil socioeconômico ambiental dos catadores/as de materiais recicláveis. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 58–76, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5599. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5599. Acesso em: 30 abr. 2025.