Avaliação dos custos do compartilhamento da mão de obra na construção civil
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5628Resumo
A construção civil contribui para o desenvolvimento regional, e o gerenciamento adequado dos custos impacta diretamente a infraestrutura territorial e a sustentabilidade econômica. Nesse contexto o objetivo é analisar os custos da mão de obra compartilhada, em uma empresa do setor da construção civil da cidade de Foz do Iguaçu-PR. Trata-se de um estudo de caso em que os dados foram obtidos a partir de relatórios financeiros fornecidos pela empresa. A tabulação dos dados permitiu a obtenção dos resultados dos cálculos comparativos envolvendo o tempo, atividade e a mão de obra despendida entre as categorias de trabalhadores envolvidos na construção. Constatou-se uma variação significativa nos custos da mão de obra nas obras em que trabalhadores foram compartilhados. O estudo identificou que desvios não previstos em projetos e orçamentos, como a alocação simultânea de mão de obra em múltiplas obras, dificulta a apuração de custos e compromete os resultados econômicos.
Palavras-chave: gestão de obras; custos na construção; controle orçamentário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.