Dinâmica dos sistemas de produção e suas implicações no bioma pampa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5387

Resumo

O desenvolvimento agrícola altera o ecossistema com implicações sociais, culturais, econômicas e ambientais. Estas alterações sofrem constantes evoluções impactadas pelas dinâmicas no processo de desenvolvimento. Frente a isso, pesquisou-se a sustentabilidade da agricultura no município de Santo Antônio das Missões, RS, localizado na região do Bioma Pampa. A primeira etapa da pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com quarenta unidades de produção no primeiro semestre de 2020 e a segunda etapa por entrevistas on-line, devido à Covid 19, de setembro de 2020 a abril de 2021. A pesquisa apoiou-se, ainda, em mapas temáticos e dados secundários. Estudou-se a evolução da agricultura, o zoneamento agroecológico, a caracterização dos sistemas de produção e definiu-se prioridades de ação. Como resultados, foram caracterizados dezessete tipos de sistemas de produção, treze familiares e quatro patronais. Destaca-se a elevada presença numérica da agricultura familiar, mas extrema concentração fundiária na produção de grãos e pecuária de corte. Houve acentuado aumento do cultivo da soja, diminuição da atividade leiteira e redução sensível da pecuária de corte e ovinocultura, nos últimos dez anos. Os pecuaristas familiares e os minifundiários apresentam dificuldade de atingir o nível de reprodução social e tipos em crescimento dependem excessivamente da soja. Como conclusões, o poder público deveria priorizar os agricultores familiares a fim de melhorar o nível de reprodução social e desenvolver estratégicas para reduzir a dependência em soja e os impactos no bioma pampa.

Palavras-chave: agricultura familiar; desenvolvimento regional; sustentabilidade.

Biografia do Autor

  • Roberto Carbonera, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

    Doutor em Agronomia. Professor Adjunto 1, Doutor, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí, Rio Grande do Sul. Brasil. 

  • Mamadou Boye Diallo, GIE Nafforé, Tambacounda

    Mestre em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade pela UNIJUÍ, Diretor Geral GIE Nafforé, Tambacounda, Senegal. 

  • Angélica de Oliveira Henriques, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Mestra em Desenvolvimento Regional pela UNIJUÍ, Professora Assistente, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. 

  • Felipe Esteves Oliveski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNIJUÍ. Eng. Agr., Técnico Superior Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí, Rio Grande do Sul Brasil.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARBONERA, Roberto; BOYE DIALLO, Mamadou; HENRIQUES, Angélica de Oliveira; OLIVESKI, Felipe Esteves. Dinâmica dos sistemas de produção e suas implicações no bioma pampa. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 867–889, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5387. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5387. Acesso em: 2 set. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)