Desigualdades socioeconômicas no Brasil

dinâmicas territoriais no urbano e no rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3191

Resumo

O artigo tem como questão a territorialização da desigualdade socioeconômica no Brasil. O objetivo é verificar a dinâmica das desigualdades nas territorialidades urbana e rural tendo como questão central a distribuição de redes de infraestrutura, serviços e equipamentos de uso público. Tais redes, serviços e equipamentos são insuficientes no território rural e assim associados ao crescimento das desigualdades e das migrações no território nacional. Em termos de método, indicadores socioeconômicos são relacionados à distribuição espacial e quantitativa de equipamentos, serviços e infraestrutura. Aborda-se a questão da função do Estado na territorialização das áreas urbanas e rurais, na medida em que a área rural está institucionalmente incorporada ao planejamento urbano a partir do Estatuto da Cidade. Conclui-se que as desigualdades entre as territorialidades urbana e rural se relacionam com as centralidades urbanas e a polarização das cidades.

Palavras-chave: Desigualdades Socioeconômicas. Territorialização. Rural. Urbano. Planejamento Urbano.

Biografia do Autor

  • Eber Pires Marzulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Professor Associado do Departamento de Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Marcelo Arioli Heck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPUR/UFRGS). Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Eduardo Ernesto Filippi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DERI/UFRGS)

    Doutor em Economia Política pelo C3ED - Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, França. Professor no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DERI/UFRGS). Porto Alegre. RS. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARZULO, Eber Pires; HECK, Marcelo Arioli; FILIPPI, Eduardo Ernesto. Desigualdades socioeconômicas no Brasil: dinâmicas territoriais no urbano e no rural. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 10, p. 1377–1402, 2020. DOI: 10.24302/drd.v10i0.3191. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/3191. Acesso em: 2 maio. 2025.