A educação de jovens e adultos no município de Bagé/RS e as percepções dos atores sociais sobre a educação empreendedora no território

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3731

Resumo

O presente artigo realiza uma análise sobre a percepção de atores sociais quanto à Educação Empreendedora proposta por meio do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no território de Bagé/RS. Realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo com a utilização de técnicas de coleta de dados como a pesquisa bibliográfica e entrevistas, envolvendo 59 sujeitos, entre eles alunos, técnicos e gestores de escolas públicas que oferecem o EJA no município de Bagé/RS. A bibliografia especializada reitera que iniciativas relacionadas ao empreendedorismo, quando inseridas no processo de ensino e aprendizagem formal, ampliam a qualidade de vida, beneficiam comunidades menos privilegiadas e concretizam processos de transformação pessoal. Embora alguns alunos tenham manifestado pouca motivação e/ou interesse em empreender, observa-se que, em sua maioria, aqueles que tiveram a oportunidade de contato com a Educação Empreendedora evidenciaram possuir satisfação e reconhecimento quanto à importância desta temática. Outrossim, o envolvimento, o comprometimento e a motivação de todos os atores sociais analisados foi determinante para a efetivação da Educação Empreendedora no território analisado. 

Palavras-chave: Educação Empreendedora. Atores regionais. Educação de Jovens e Adultos.

Biografia do Autor

  • João Mendes Costa, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Mestre em Desenvolvimento Regional. Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC – Santa Cruz do Sul – RS – Brasil.

  • Cidonea Machado Deponti, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Doutora em Desenvolvimento Regional UFRGS. Professora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional –PPGDR/UNISC. Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC – Santa Cruz do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Markus Erwin Brose, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Doutor em Sociologia Universidade de Osnabrück. Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional –PPGDR/UNISC Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC – Santa Cruz do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Rosane Bernardete Brochier Kist, Secretaria de Políticas Públicas da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

    Doutora em Serviço Social PUC-RS. Professora. Secretaria de Políticas Públicas da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COSTA, João Mendes; DEPONTI, Cidonea Machado; BROSE, Markus Erwin; KIST, Rosane Bernardete Brochier. A educação de jovens e adultos no município de Bagé/RS e as percepções dos atores sociais sobre a educação empreendedora no território. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 12, p. 502–520, 2022. DOI: 10.24302/drd.v12.3731. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/3731. Acesso em: 30 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)