Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos

desenvolvendo territórios vulneráveis no MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp..4185

Resumo

consolidar como Universidade, necessitando ampliar o grau de verticalização no ensino. Frente a isso, investimentos foram efetuados na capacitação docente para fins de criação e consolidação da Pós-graduação no âmbito da instituição. Nasce desses esforços, em 2014, associado com ações de docentes do quadro efetivo da UEMS, o Programa de Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS), que também teve impulso em virtude de condições de vulnerabilidade de territórios da fronteira-oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Este artigo objetiva versar sobre o desenvolvimento do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS), sua trajetória e desafios, no intuito de ser um ente de fomento do desenvolvimento territorial, em especial ao eixo sul-fronteira e fronteira-oeste sul-mato-grossense. Para tanto, as concepções sobre desenvolvimento e desenvolvimento regional também são discutidas, bem como seus desafios com foco em regiões vulneráveis, alicerçada em uma estrutura metodológica bibliográfica e documental. Salienta-se que o PPGDRS veio para cumprir um papel importante para fomento regional, e que tem como desafio para fomentar o desenvolvimento, questões ligadas com aspectos culturais e institucionais.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional; Territórios Vulneráveis; Cultura; Patrimonialização.

Biografia do Autor

  • Carlos Otávio Zamberlan, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Doutor em Administração. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PPGDRS/UEMS). Campo Grande. Mato Grosso do Sul. Brasil.

  • Moisés Centenaro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Doutor em Administração. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PPGDRS/UEMS). Amambai. Mato Grosso do Sul. Brasil

  • Fabricio Antonio Deffacci, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Doutor em Ciências Sociais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PPGDRS/UEMS). Amambai. Mato Grosso do Sul. Brasil

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

ZAMBERLAN, Carlos Otávio; CENTENARO, Moisés; DEFFACCI, Fabricio Antonio. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos: desenvolvendo territórios vulneráveis no MS . DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 13, n. ed.esp., p. 162–182, 2023. DOI: 10.24302/drd.v13ied.esp.4185. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/4185. Acesso em: 30 abr. 2025.